Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Governo de Rondônia incentiva destinação de 40% dos recursos do Pnae à compra de alimentos de produtores locais


A compra dos produtos da alimentação escolar é pautada pela valorização da agricultura familiar  - Gente de Opinião
A compra dos produtos da alimentação escolar é pautada pela valorização da agricultura familiar

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a agricultura familiar, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, vem incentivando a aplicação de cerca de 40% dos recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae, na compra de gêneros alimentícios para compor a merenda escolar da Rede Pública Estadual de Ensino.

De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, a compra dos produtos da alimentação escolar é pautada pela valorização da agricultura familiar, desenvolvida por pequenos empreendedores rurais, comunidades indígenas e produtores locais em geral, desde que preenchidos os requisitos legais que assegurem a qualidade do produto. “Comprando direto dos produtores, fomentamos a economia local, consequentemente valorizamos os produtores das regiões e alavancamos a agricultura familiar”, destacou.

Segundo a gerente de Programa Nacional de Alimentação Escolar, que é nutricionista, Regina Rodrigues, em 2022, dos R$ 21.539.000,00 (vinte e um milhões, quinhentos e trinta e nove mil reais) do Pnae foram destinados deste valor, 51,3% para a compra de alimentos, diretamente da agricultura familiar, enquanto que em 2021 os investimentos foram maiores, tendo em vista ter sido o período da pandemia em que as aulas aconteciam de forma remota, e a merenda escolar foi entregue aos pais ou responsáveis pelos estudantes. Na época, os recursos do programa foram em torno de R$ 19.800,000,00 (dezenove milhões e oitocentos mil reais) e desse total, 58,8% foram destinados à compra desses alimentos, diretamente do agricultor familiar e seus segmentos.

Produtos proporcionam alimentação saudável e balanceada

O governador do Estado, Marcos Rocha lembrou que, a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos produzidos no país.

“A agricultura familiar é de suma importância para manter a estabilidade econômica do Estado. O Governo utiliza os desafios enfrentados, como degraus para subir na eficiência e levar as Políticas Públicas do Governo para o campo e uma das formas de valorização é aplicar os recursos do Pnae”, acrescentou.

Os produtos adquiridos são variados. As 18 Coordenadorias Regionais de Ensino – CREs existentes no Estado, são responsáveis por elaborarem o edital de chamamento público, para a compra exclusiva da agricultura familiar, onde se prioriza a produção agrícola de cada localidade. São ofertados frutas, vegetais, ovos, produtos manipulados como o leite tipo C, iogurtes, polpas de frutas, peixes da região, mandioca descascada, castanhas, entre outros.

Conforme Regina Rodrigues, essas aquisições favorecem a economia local. “É um procedimento simples que favorece a adesão dos agricultores. Eles não precisam, por exemplo, acessar dispositivos eletrônicos ou de internet para aderir ao chamamento. O interessado pode se informar diretamente na CRE ou escola da sua região”.


Gente de OpiniãoDomingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já entregou mais de 5 mil toneladas de calcário aos produtores de Rondônia em 2025

Governador Marcos Rocha já entregou mais de 5 mil toneladas de calcário aos produtores de Rondônia em 2025

Para fortalecer o trabalho dos agricultores de Rondônia, o governador Marcos Rocha segue adotando medidas de melhorias no campo, para atender especi

Governador Marcos Rocha visita propriedade rural referência na produção de café em Cacoal

Governador Marcos Rocha visita propriedade rural referência na produção de café em Cacoal

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, visitou na sexta-feira (29), a propriedade Café da Luz, localizada na Linha 12, em Cacoal, com objetivo de r

Rondônia tem papel estratégico no ALI COOP, programa que fortalece cooperativas extrativistas da Amazônia Legal

Rondônia tem papel estratégico no ALI COOP, programa que fortalece cooperativas extrativistas da Amazônia Legal

Levar inovação e fortalecer o cooperativismo até nas regiões mais remotas do Brasil é a proposta do ALI COOP, programa do Sebrae em parceria com ins

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em parceria com a MyTS

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em parceria com a MyTS

A Korin Alimentos passa a oferecer um serviço de diagnóstico ESG (Ambiental, Social e Governança) para os produtores rurais integrados. Desenvolvida e

Gente de Opinião Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)