Sexta-feira, 17 de novembro de 2023 - 07h20
O cacau de Rondônia faz parte do registro de Indicação
Geográfica, instituído pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial
(INPI). O governador Marcos Rocha destaca que a conquista atesta a procedência
e qualidade do produto e coloca o Estado definitivamente na rota dos maiores
produtores agrícolas do Brasil, reforçando que o registro de reconhecimento
fortalece as ações voltadas para o agronegócio rondoniense.
Conhecido cientificamente pela nomenclatura de Theobroma
Cacao, o cacau de Rondônia cumpriu todas as exigências requeridas pelo órgão de
registro de marcas e indicação geográfica do Ministério do Desenvolvimento
Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Rondônia é o terceiro maior produtor de
cacau do país, atrás somente do Pará e da Bahia e conta com um parque cacaueiro
de mais de oito mil hectares plantados e uma produtividade média de 748 kg/ha,
em uma atividade que envolve cerca de 4,5 mil agricultores familiares.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza a importância a certificação do cacau rondoniense e garante que as políticas públicas estão sendo fortalecidas junto aos agricultores em sua gestão, para garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva, melhorando em qualidade as amêndoas. “O reconhecimento agrega valor aos nossos produtos. Toda a cadeia, desde o pequeno produtor ao comércio local, ganha com essa conquista. Com mais um selo, certificando os produtos da nossa região, temos certeza que estamos elevando Rondônia à categoria de melhor Estado com aptidão reconhecida para o desenvolvimento da agricultura no país”, destacou.
AÇÕES
O registro atribuído ao cacau é reflexo das ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia. O governador Marcos Rocha pontua medidas importantes desenvolvidas para o setor, como os Concursos de Qualidade do Cacau; distribuições de mudas por meio do programa “Plante Mais”; assistência técnica e promoção de dias de campo.
O projeto “Plante Mais” distribui mudas de clones de cacau mais produtivas e resistentes as pragas comuns à lavoura. A introdução dessa técnica triplicou a produtividade e incentivou a participação dos produtores nos concursos estaduais e nacionais.
O governador Marcos Rocha parabeniza os cacauicultores do Estado e reforça que o Governo de Rondônia continuará estimulando, promovendo e incentivando a produção de cacau no Estado.
Para fortalecer o trabalho dos agricultores de Rondônia, o governador Marcos Rocha segue adotando medidas de melhorias no campo, para atender especi
Governador Marcos Rocha visita propriedade rural referência na produção de café em Cacoal
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, visitou na sexta-feira (29), a propriedade Café da Luz, localizada na Linha 12, em Cacoal, com objetivo de r
Levar inovação e fortalecer o cooperativismo até nas regiões mais remotas do Brasil é a proposta do ALI COOP, programa do Sebrae em parceria com ins
Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em parceria com a MyTS
A Korin Alimentos passa a oferecer um serviço de diagnóstico ESG (Ambiental, Social e Governança) para os produtores rurais integrados. Desenvolvida e