Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Brasil contabiliza a abertura de 20 mercados para produtos do agro em 2023

Egito e Índia autorizaram a importação de gelatina e colágeno e refresco de açaí, respectivamente


Brasil contabiliza a abertura de  20 mercados para produtos  do agro em 2023 - Gente de Opinião

Os produtos agropecuários brasileiros podem contar com mais dois destinos para exportação a partir desta segunda-feira (15). Egito e Índia autorizaram a importação de gelatina e colágeno e refresco de açaí, respectivamente.

Para o Egito,poderão ser comercializadas a gelatina e o colágeno de qualquer estabelecimento sob SIF que cumpra os requisitos sanitários e que esteja acreditado pela empresa ISEG Halal. Trata-se de um mercado com potencial, tendo em vista que o país importou cerca de US$ 6,5 milhões por ano dos produtos em 2021 e em 2022. O processo para abertura do mercado teve início em março deste ano e foi concluído nesta segunda-feira.

O açaí brasileiro também ganha destaque na Ásia com a abertura do mercado indiano para a importação do refresco da fruta, que deverá ser comercializado embalado em caixa e não refrigerado.

O refresco de açaí é uma bebida não fermentada, obtida pela diluição em água potável do açaí, açaí clarificado ou açaí desidratado, com ou sem adição de açúcares.

Desde o início do ano, que chega à sua vigésima semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já contabiliza a abertura de 20 mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania para a exportação dos mais diversos produtos de variados setores da agropecuária.

“Estamos retomando os laços fraternais do Brasil e a nossa trajetória de um diplomacia reconhecida que, aliada à qualidade da nossa produção, tem permitido que cada vez mais produtos brasileiros cheguem a mais lugares do mundo, intensificando nossa produção e gerando oportunidades para os trabalhadores do campo e também da cidade”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Brasil contabiliza a abertura de  20 mercados para produtos  do agro em 2023 - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já entregou mais de 5 mil toneladas de calcário aos produtores de Rondônia em 2025

Governador Marcos Rocha já entregou mais de 5 mil toneladas de calcário aos produtores de Rondônia em 2025

Para fortalecer o trabalho dos agricultores de Rondônia, o governador Marcos Rocha segue adotando medidas de melhorias no campo, para atender especi

Governador Marcos Rocha visita propriedade rural referência na produção de café em Cacoal

Governador Marcos Rocha visita propriedade rural referência na produção de café em Cacoal

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, visitou na sexta-feira (29), a propriedade Café da Luz, localizada na Linha 12, em Cacoal, com objetivo de r

Rondônia tem papel estratégico no ALI COOP, programa que fortalece cooperativas extrativistas da Amazônia Legal

Rondônia tem papel estratégico no ALI COOP, programa que fortalece cooperativas extrativistas da Amazônia Legal

Levar inovação e fortalecer o cooperativismo até nas regiões mais remotas do Brasil é a proposta do ALI COOP, programa do Sebrae em parceria com ins

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em parceria com a MyTS

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em parceria com a MyTS

A Korin Alimentos passa a oferecer um serviço de diagnóstico ESG (Ambiental, Social e Governança) para os produtores rurais integrados. Desenvolvida e

Gente de Opinião Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)