Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Visita de missão internacional do Chile à Rondônia deve promover negócios e ampliar mercado para carne produzida no estado


A recepção dos auditores chilenos teve início com reunião na sede administrativa da Idaron, em Porto Velho  - Gente de Opinião
A recepção dos auditores chilenos teve início com reunião na sede administrativa da Idaron, em Porto Velho

Uma missão internacional do Chile está em visita em Rondônia para conhecer  as ações de defesa sanitária animal e de biosseguridade, mantidas pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) e pelos pecuaristas da região, que renderam ao estado, o reconhecimento de área livre de Febre Aftosa sem vacinação e de zona livre de Peste Suína Clássica, com chancela da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A recepção dos auditores chilenos acontece entre os dias 5 e 12 de novembro, e teve início com reunião na sede administrativa da Idaron, em Porto Velho.

O Chile, um dos maiores mercados consumidores da carne produzida pela indústria rondoniense, não acompanha os protocolos da OMSA e, avança para reconhecer os status sanitários mantidos pelo estado de Rondônia há mais de dois anos. Destaque para as ações de educação sanitária e de fiscalização, tanto em barreiras volantes, nas rodovias, quanto em postos fixos, nas zonas limítrofes com os estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a expectativa é que a missão se converta na discussão de novas estratégias e ações pragmáticas para expandir e aprofundar as relações econômicas entre Brasil e Chile.

Durante a reunião, a diretoria da Agência apresentou uma série de painéis e vídeos com as principais ações da Idaron e respondeu perguntas pontuais sobre o trabalho desenvolvido pelo serviço veterinário oficial do estado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com os produtores rurais.

Em seguida, em comitiva com servidores da Idaron, os auditores do Chile seguiram em visitas a frigoríficos, propriedades rurais, unidades locais e postos fixos de fiscalização da Agência de Defesa Sanitária. As visitas acontecem em Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé e Costa Marques.

As visitas contemplam auditoria no posto fixo da BR-364, divisa de Vilhena com o estado do Mato Grosso, e no posto do quilômetro 130 da BR-319, na divisa de Rondônia com o estado do Amazonas. Em Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, serão visitadas as instalações do posto aduaneiro do Mapa.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, destaca que Rondônia tem ótimo desempenho na pecuária bovina, tendo encerrado o ano de 2023, exportando proteína animal para 53 países. “Contudo, a produção de suínos é basicamente voltada ao consumo interno”, acentuou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Agro em boas mãos: implementos agrícolas impulsionam a produção de leite em Ouro Preto do Oeste

O Agro em boas mãos: implementos agrícolas impulsionam a produção de leite em Ouro Preto do Oeste

As rugas no rosto refletem as experiências já vividas pelo produtor Manoel Nobre, de 60 anos, que trabalha na roça desde criança e presenciou as tra

Sebrae vai premiar vencedores de concursos de artesanato e fotografia no Rondônia Rural Show Internacional

Sebrae vai premiar vencedores de concursos de artesanato e fotografia no Rondônia Rural Show Internacional

O Sebrae em Rondônia está lançando novas edições dos concursos de Artesanato e Fotografia, com o objetivo de reconhecer e valorizar produções que de

Governo de RO garante acesso ao Centro Tecnológico Vandeci Rack para a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Governo de RO garante acesso ao Centro Tecnológico Vandeci Rack para a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Com o intuito de ampliar o acesso ao Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, local de realização da 12ª Edição da Rondônia Rural Show Interna

Secretário Luiz Paulo garante transporte gratuito e reforça apoio ao produtor na 12ª Rondônia Rural Show 2025

Secretário Luiz Paulo garante transporte gratuito e reforça apoio ao produtor na 12ª Rondônia Rural Show 2025

O secretário de Agricultura, Luiz Paulo, reafirma o compromisso do Governo de Rondônia com o pequeno produtor e destaca a importância do acesso à 12

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)