Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Verticalização da cadeia produtiva do cacau é tema de imersão técnica promovida pelo Ifro

Sebrae em Rondônia participou da iniciativa na Bahia pelo projeto Cacau Sustentável de Rondônia


Verticalização da cadeia produtiva do cacau é tema de imersão técnica promovida pelo Ifro - Gente de Opinião

O Ifro (Instituto Federal de Educação de Rondônia), dentre a sua ampla atuação para o desenvolvimento de setores relevantes no agronegócio rondoniense, está atuando como  instituição estratégica para o desenvolvimento do segmento da cacauicultura do estado e tem no Sebrae em Rondônia um grande apoiador nesta seara.

A realização de uma imersão técnica no Instituto Federal de Educação em Ilhéus, sul da Bahia,  realizada no período de 16 a 20 deste mês, para conhecer a estratégia e oportunidades de sucesso na cadeia produtiva do cacau, teve como objetivo principal a estruturação de capacitações específicas para a formação de produtores e empreendedores para produzirem chocolate e outros produtos do cacau. Dessa forma, eles podem potencializar a verticalização da cadeia produtiva, tendo como protagonistas os empreendedores e produtores de Rondônia, levando-se em consideração a excelência da matéria-prima do estado, a qual tem se destacado no cenário nacional – um exemplo é o do produtor Mauro Taufer da cidade de Buritis, que ocupou o terceiro lugar no Concurso Nacional do Cacau em 2021.

A imersão técnica contemplou visita ao CIC (Centro de Inovação do Cacau da Bahia), Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), Coopag (Cooperativa do Cacau de Guandu) e Instituto Federal Baiano, encerrando com uma visita à Fazenda Turística do Cacau.

O Sebrae, como convidado nesse evento promovido pelo Ifro, desenvolve o projeto Cacau Sustentável de Rondônia, que envolve as principais instituições e organizações de produtores, cujos focos estratégicos são aumento da produtividade, melhoria da qualidade, gestão e sustentabilidade, implementação de tecnologias e acesso a mercados.

O Sebrae em Rondônia está sendo representado na imersão técnica pela gestora do Cacau Sustentável de Rondônia e analista de negócios da Unidade Regional do Sebrae em Jaru, Marcileide Zirondi, e ,conforme afirmou o diretor técnico da instituição, Samuel Almeida, o Ifro assume um papel fundamental na cadeia produtiva no sentido de proporcionar o acesso a tecnologias e cases de sucesso num estado do Brasil pioneiro e que ocupa posicionamento de destaque na produção nacional de cacau. Assim sendo, o estado de Rondônia retoma a sua produção, tendo várias frentes de atuação junto aos produtores rurais que necessitem de suporte para as conquistas que estão por vir.

São parceiros do projeto: Ifro, Senar, Emater, Seagri, Embrapa, Idaron, Unir, SFA/Mapa, Ceplac, Câmara Setorial do Cacau, Sescoop e CIC.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

A Agrotec 2025 chegou ao fim neste domingo (30), após quatro dias de atividades que movimentaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e reuni

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

O terceiro dia da Agrotec abriu espaço para debates, troca de experiências e aprendizado. Quem chegou cedo para acompanhar foi Elenice Maria dos Santo

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

José Anilson, mais conhecido como Zé Bagunça, chegou a Porto Velho diretamente de Rio Crespo para mostrar o que é produzido pela agroindústria da famí

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Inovações tecnológicas voltadas para soluções específicas às necessidades dos produtores rurais de Porto Velho são uma das principais apostas de cresc

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)