Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Sicoob Credip e Caferon firmam parceria para impulsionar a cafeicultura em RO

Acordo visa apoiar a profissionalizar a gestão da Caferon, ampliar o acesso ao crédito rural e promover orientação financeira aos cafeicultores.


Sicoob Credip e Caferon firmam parceria para impulsionar a cafeicultura em RO - Gente de Opinião

A Sicoob Credip e a Associação de Cafeicultores da Região Matas de Rondônia (Caferon) formalizaram um termo de cooperação técnica durante a cerimônia de premiação do 9º Concafé – Concurso de Qualidade e Sustentabilidade de Rondônia, realizado no dia 26 de outubro em Cacoal (RO). A parceria tem como objetivo fortalecer a gestão da associação, ampliar o acesso ao crédito rural e promover orientação financeira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura na região.

Fortalecimento da gestão e acesso ao crédito

Com essa cooperação, a Caferon contará com suporte financeiro para profissionalizar sua gestão, incluindo a contratação de especialistas e o direcionamento de recursos para comunicação e marketing. Isso permitirá à associação dedicar-se mais ao relacionamento direto com os produtores.

“Agora, nós, da diretoria, ficaremos mais livres para visitar os produtores e acompanhar de perto suas demandas, sem ficarmos sobrecarregados com tarefas burocráticas. Essa parceria vai além do apoio financeiro; é uma união de forças que fortalece a economia local e amplia as oportunidades para nossos cafés conquistarem novos mercados”, destacou o presidente da Caferon, Juan Travain.

O presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, explicou que a parceria também prevê a criação de linhas de crédito específicas para os cafeicultores. Essas linhas atenderão tanto à renovação e expansão das lavouras quanto à adoção de tecnologias, insumos e práticas sustentáveis. Além disso, a cooperação incluirá workshops e campanhas de educação financeira, com foco em gestão rural e inovação, incentivando o uso consciente do crédito rural.

“O acordo entre a Sicoob Credip e a Caferon terá duração de três anos e incluirá a continuidade das ações conjuntas com a Embrapa para medir a pegada de carbono das produções. A ideia é apoiar os produtores na monetização de créditos de carbono e na valorização de ativos ambientais, criando novas oportunidades econômicas para quem investe em sustentabilidade”, complementou Ermita.

A Caferon, referência na produção dos Robustas Amazônicos, possui o Selo de Indicação Geográfica (IG), certificação que assegura a origem e a qualidade dos cafés produzidos na região. A associação busca promover comercialmente os cafés especiais e representar os interesses dos produtores, e a parceria com a Sicoob Credip reforça essa missão, consolidando Rondônia como um polo de excelência na cafeicultura.

Concafé 2024 

A 9ª edição do Concafé premiou os melhores cafés da safra 2024 de Rondônia. O grande vencedor foi Altivo Eduardo Berdes, cooperado da Sicoob Credip, de Rolim de Moura.

Na segunda posição ficou Rosany Cristina da Silva Sigoli, de Cujubim, e em terceiro, Everton da Silva Xavier, de Novo Horizonte d’Oeste. O evento destacou não apenas a excelência dos grãos, mas também o compromisso dos produtores com práticas sustentáveis.

Na categoria Sustentabilidade, o primeiro lugar foi conquistado por Ronaldo da Silva Bento, de Cacoal. João da Luz, também de Cacoal, ficou em segundo, e Altivo Eduardo Berdes, de Rolim de Moura, em terceiro.

Premiações regionais

Além dos vencedores gerais, o Concafé reconheceu os destaques regionais, valorizando o empenho de cafeicultores em diferentes áreas de Rondônia:

Região Central

1º lugar: Sirlene Paixão Eleotério – Jaru
2º lugar: Aurélio da Luz Lopes – Vale do Anari
3º lugar: Sérgio da Silva Pereira – Tarilândia

Madeira-Mamoré

1º lugar: Mateus Maia de Oliveira Vieira – Nova Mamoré
2º lugar: Rogênia Scheila Schutz – Candeias do Jamari
3º lugar: Maria Santana de Oliveira Costa – Itapuã do Oeste

Vale do Jamari

1º lugar: Rosany Cristina da Silva Sigoli – Cujubim
2º lugar: Maria Aparecida Barbosa da Silva – Monte Negro
3º lugar: Janete Almeida da Silva – Ariquemes

Vale do Guaporé

1º lugar: Sebastião Raimundo dos Santos – Alvorada do Oeste
2º lugar: Angela Maria Coutinho Pessoa – Seringueiras
3º lugar: Jaqueline Silva Barboza – São Miguel do Guaporé

Rio Machado

1º lugar: Magaíver Pezzin – Cacoal
2º lugar: Loriane Perted Bento – Cacoal
3º lugar: João Alves da Luz – Cacoal

Zona da Mata

1º lugar: Altivo Eduardo Berdes – Rolim de Moura
2º lugar: Everton da Silva Xavier – Novo Horizonte d’Oeste
3º lugar: Maria Auxiliadora da Silva – Novo Horizonte d’Oeste

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

A Agrotec 2025 chegou ao fim neste domingo (30), após quatro dias de atividades que movimentaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e reuni

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

O terceiro dia da Agrotec abriu espaço para debates, troca de experiências e aprendizado. Quem chegou cedo para acompanhar foi Elenice Maria dos Santo

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

José Anilson, mais conhecido como Zé Bagunça, chegou a Porto Velho diretamente de Rio Crespo para mostrar o que é produzido pela agroindústria da famí

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Inovações tecnológicas voltadas para soluções específicas às necessidades dos produtores rurais de Porto Velho são uma das principais apostas de cresc

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)