Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

Estado avança no cenário agroindustrial ao conquistar habilitação inédita na região Norte


Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia - Gente de Opinião

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN) celebra uma conquista histórica: a habilitação para integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Formado por 16 municípios consorciados e 1 conveniado, o CISAN tem se destacado na implementação de políticas públicas voltadas ao saneamento básico e à inspeção sanitária de produtos de origem animal. A habilitação, conquistada por meio do Projeto CONSIM 3, garante que os serviços de inspeção do consórcio atendam aos padrões federais, permitindo a comercialização dos produtos inspecionados em todo o território nacional.

Com este reconhecimento, Rondônia passa a integrar, ao lado de outros 11 estados brasileiros, o grupo que já conquistou a habilitação ao SISBI-POA, tornando-se pioneira na região Norte e fortalecendo sua posição no cenário agroindustrial nacional.

O processo teve início em 2019, quando o Sebrae em Rondônia identificou que poucos municípios possuíam o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) estruturado. A partir disso, iniciou-se um movimento de mobilização junto aos consórcios municipais para a implantação do SIM Consorciado.

Para apoiar a iniciativa, o Sebrae em Rondônia contratou uma empresa de consultoria especializada, que contou com a expertise da médica veterinária aposentada do MAPA, Dra. Inês Costa. Com seu trabalho, foram desvendados os caminhos técnicos e legais necessários para que Rondônia pudesse sonhar em alcançar o mercado nacional. Desde então, foram realizadas inúmeras reuniões, planejamentos estratégicos, construção de planos de ação e aprovação de legislações municipais — esforços que culminaram nesta conquista.

O superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, destacou a relevância do avanço para a economia local:

“A possibilidade que se abre para nossas pequenas agroindústrias com a adesão ao selo SISBI é gigantesca, pois elas poderão ganhar escala em nível nacional. O Sebrae, em parceria com o CISAN e demais entidades, tem o papel de ser um grande apoiador nesse processo, contribuindo para que Rondônia amplie seus resultados e conquiste novos mercados.”

Duas empresas de Rondônia já receberam a certificação e estão autorizadas a comercializar em nível nacional:

  • Queijo Quatro Cachoeira – Ariquemes
  • Itapajé Pescados – Porto Velho 

Esses empreendimentos agora contam com o selo SISBI-POA, que assegura a equivalência da inspeção aos padrões federais e garante “trânsito livre” para seus produtos em qualquer estado do Brasil.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) tem como missão harmonizar e padronizar os procedimentos de fiscalização em todo o país. Entre seus objetivos estão:

  • Unificar as inspeções em âmbito nacional;
  • Garantir qualidade e segurança alimentar;
  • Ampliar mercados para agroindústrias locais. 

Para aderir ao sistema, estados, municípios ou consórcios precisam adequar seus regulamentos aos padrões federais. Após a verificação do MAPA, os serviços de inspeção passam a ter equivalência ao sistema nacional, permitindo que os produtos certificados sejam vendidos em todo o Brasil.

A conquista marca um divisor de águas para o CISAN e seus municípios consorciados, fortalecendo a agroindústria rondoniense e abrindo espaço para novos empreendimentos. Com a habilitação, outros estabelecimentos poderão buscar a certificação, gerando mais renda, empregos e oportunidades de negócios.

O sucesso desta jornada reforça a importância da parceria entre CISAN e Sebrae em Rondônia, que juntos transformaram um projeto iniciado em 2019 em uma realidade que coloca Rondônia no mapa nacional da agroindústria de produtos de origem animal.

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2025: nova data é definida e evento será de 27 a 30 de novembro em Porto Velho

Agrotec 2025: nova data é definida e evento será de 27 a 30 de novembro em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), informa que a 1ª Feira Tecnológica

Capacitação fortalece o agronegócio em Porto Velho

Capacitação fortalece o agronegócio em Porto Velho

Com o compromisso de impulsionar o agronegócio local, o Sebrae e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) realizaram a Oficina

Tambaqui de Rondônia: o peixe que virou potência econômica e símbolo de tecnologia no campo

Tambaqui de Rondônia: o peixe que virou potência econômica e símbolo de tecnologia no campo

Rondônia está surfando alto na onda da piscicultura. O Estado lidera o ranking nacional de peixes nativos, com 56.900 toneladas por ano, 17 mil hect

Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar

Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar

A Prefeitura de Porto Velho realizou, nesta quinta-feira (16), o lançamento oficial da Agrotec 2025 – 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricult

Gente de Opinião Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)