Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agropecuária

Secretário de agricultura Luiz Paulo comemora os números positivos da agropecuária de Rondônia


Secretário de agricultura Luiz Paulo comemora os números positivos da agropecuária de Rondônia - Gente de Opinião

Quando se fala em agropecuária na região norte do país, o estado de Rondônia se destaca, com a segunda posição no ranking em produção, perdendo apenas para o estado do Pará, os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, o valor exato de R$ 20.952.697.352 (vinte bilhões, novecentos e cinquenta e dois milhões, seiscentos e noventa e sete mil e trezentos e cinquenta e dois reais) é o que corresponde a 1,7% do valor bruto da produção nacional.

A cada ano que passa o agronegócio de Rondônia tem avançado, e conquistando ainda mais espaço no cenário nacional, com um número recorde de exportação e uma produção com sustentabilidade e de qualidade.

“Apesar de ser Estado novo, os números mostram que somos muito fortes e produtivos, hoje estamos na segunda posição no ranking em produção da região norte e 11º no Brasil, tenho certeza de que em breve estaremos no topo, o resultado do Estado vieram da bovinocultura, soja, café, milho e leite. Somente a pecuária representa o montante de R$ 10.716.566.748 (dez bilhões, setecentos e dezesseis milhões, quinhentos e sessenta e seis mil e setecentos e quarenta e oito reais) do Valor Bruto da Produção Agropecuária – VBP do Estado”, comemora Secretário de Estado da Agricultura – Seagri, Luiz Paulo.

Secretário de agricultura Luiz Paulo comemora os números positivos da agropecuária de Rondônia - Gente de Opinião

Os dados mostram um crescimento significativo das cultivares, um exemplo é a área plantada com milho segunda safra em Rondônia, onde está estimada em 271,5 mil hectares, com produção de 1,4 milhão de toneladas do grão, já a soja deve ocupar uma área de quase 500 mil hectares na safra 2022/2023, Rondônia deve colher 1,7 milhão de toneladas, Em Rondônia, a produção de café nesta safra está estimada em 2,9 milhões de sacas de 60 kg, a maior da sua história, com produtividade média de 45,3 sacas por hectare. “O agronegócio continua com força na economia rondoniense, a nossa produção agrícola deve bater recorde neste ano, o governo tem adotado políticas públicas por meio de incentivos de crédito, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de programas de aquisição de alimentos, tudo isso para estimular os pequenos, médios e grandes a investir no estado" destacou o governador Marcos Rocha.

Outro importante aspecto é o incentivo para que a áreas de plantio aumentem, de forma sustentável, o que representa uma estimativa da geração de renda no meio rural.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia das Carnes é destaque na 13ª Rondônia Rural Show Internacional e impulsiona a bovinocultura

Dia das Carnes é destaque na 13ª Rondônia Rural Show Internacional e impulsiona a bovinocultura

Com o tema “Exportação e Desenvolvimento”, a 13ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack tem re

Sebrae RO reforça apoio à produção leiteira durante a Rondônia Rural Show Internacional

Sebrae RO reforça apoio à produção leiteira durante a Rondônia Rural Show Internacional

Com foco em inovação, produtividade e fortalecimento da pecuária leiteira, o Sebrae em Rondônia participou da programação do Dia do Leite durante a

Gestão de resultados na pecuária leiteira é tema de seminário durante a 7ª Rondoleite

Gestão de resultados na pecuária leiteira é tema de seminário durante a 7ª Rondoleite

Produtores, técnicos, pesquisadores, produtores rurais, acadêmicos e lideranças do agro de todo o estado participam nesta quarta-feira (27) do Semin

13ª Rondônia Rural Show Internacional lança Pavilhão da Pecuária de Corte e fortalece setor produtivo

13ª Rondônia Rural Show Internacional lança Pavilhão da Pecuária de Corte e fortalece setor produtivo

Com o tema “Exportação e Desenvolvimento”, a maior feira do agronegócio da Região Norte, a 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) e a 7ª Expos

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)