Porto Velho (RO) sábado, 25 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Agricultura

Abertas as inscrições para o principal concurso de cacau de Rondônia

Sebrae em Rondônia apoiará os produtores interessados em participar do certame


Abertas as inscrições para o principal concurso de cacau de Rondônia - Gente de Opinião

Estão abertas até 8 de julho as inscrições para a 2ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), idealizado pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). Os produtores interessados vão concorrer a mais de R$ 36 mil em prêmios. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 9 de setembro. O Sebrae em Rondônia, como de costume, estará apoiando os produtores inscritos nos envios das amostras para análises.

Na realidade, o Sebrae em Rondônia tem desenvolvido um papel importante nessa retomada da atividade do cacau no estado, que já ocupou posição de destaque na produção nacional. O projeto de atendimento a cacauicultores Cacau Sustentável de Rondônia tem conseguido trabalhar uma série de vertentes que são fundamentais para o incremento da produção do cacau no estado.

Gestão da propriedade rural, onde os produtores entendem que suas propriedades são pequenos empreendimentos rurais, orientações, capacitações, introdução de ferramentas de inovação e tecnologia são algumas das intervenções propostas pelo projeto desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia.

“Os concursos são importantes para reconhecer as boas práticas e os produtores que lançam mão de ferramentas que aumentem sua competitividade. O Sebrae e os parceiros que tocam o projeto na região central de Rondônia acabam apoiando inciativas que podem ser agregadas à produção e gerar maiores e melhores resultados para o estado. Parabéns aos idealizadores e aos produtores participantes”, diz Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

De acordo com o governo de Rondônia, o Concacau foi criado para "identificar, premiar, promover e incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau no estado". A intenção é agregar valores à produção, possibilitar maiores ganhos para o produtor, acessar melhores mercados e ainda trabalhar o produto como instrumento de promoção do desenvolvimento territorial.

Para o Sebrae, é importante a participação do maior número de produtores. “Consideramos relevante para a produção estadual que os produtores participem, pois significa que estão entendendo a importância de trabalharem suas lavouras e adotarem ferramentas de gestão e produção que consigam alcançar resultados satisfatórios. Por isto estamos apoiando a participação deles no Concacau”, diz Marcileide Zirondi, analista de negócios do Sebrae em Jaru e gestora do projeto Cacau Sustentável.

O projeto Cacau Sustentável de Rondônia tem como parceiros entidades como Seagri, Senar, Emater, Mapa, Idaron, Câmara Setorial do Cacau, Ceplac, Sescoop, Ifro e Embrapa, todos unidos em prol da cacauicultura.

Mais Sobre Agricultura

Sebrae mobiliza secretários municipais em torno da produção de cacau e café

Sebrae mobiliza secretários municipais em torno da produção de cacau e café

Acontece nesta sexta (24), no escritório regional do Sebrae em Cacoal, um importante evento que reunirá secretários municipais de agricultura e plan

Extensionista da Emater Rondônia conquista a 3ª colocação em concurso para avaliação de cafés especiais do País

Extensionista da Emater Rondônia conquista a 3ª colocação em concurso para avaliação de cafés especiais do País

O incentivo do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensã

Ministério da Agricultura e Sebrae em Rondônia seguem com estratégias convergentes

Ministério da Agricultura e Sebrae em Rondônia seguem com estratégias convergentes

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), grande responsável pelas políticas públicas federais aplicadas ao setor produtivo, tem e

Cadeia produtiva da castanha é tema de workshop promovido pelo Sebrae e parceiros

Cadeia produtiva da castanha é tema de workshop promovido pelo Sebrae e parceiros

A castanha do Brasil é uma um produto nativo da região amazônica, com importante papel na geração de renda e preservação da floresta em que o Brasil–