Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

90 toneladas de calcário: Prefeitura atende produtores rurais de três associações em Vilhena

Associações APPM, Afogi e Apronvida foram beneficiadas com a entrega de 90 toneladas de calcário


Entrega e aplicação do calcário teve a presença do prefeito e do secretário de agricultura - Gente de Opinião
Entrega e aplicação do calcário teve a presença do prefeito e do secretário de agricultura

Mais de 30 propriedades usarão as 90 toneladas de calcário entregues pela Prefeitura de Vilhena e pela Seagri (Secretaria de Estado de Agricultura) neste fim semana para corrigir o solo e aumentar a produção em três associações rurais diferentes. O prefeito Eduardo Japonês realizou a doação para as entidades APPM (Associação de Produtores de Plantas Medicinais do Município de Vilhena), Afogi (Associação dos Agricultores Familiares e Outros da Gleba Iquê) e Apronvida (Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Vida).

 

A entrega foi realizada na companhia do secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, que foi possível graças a parceria da Prefeitura de Vilhena com a Seagri, através do programa “Mais Calcário”.

 

O prefeito Eduardo Japonês ressaltou o trabalho da Semagri (Secretaria Municipal de Agricultura) em benefício dos produtores. “Dou autonomia aos secretários. Muitas pessoas me procuram para solução de algumas questões e repasso diretamente para meus secretários. Com a Agricultura eu fico satisfeito em ver, como produtor rural que sou, os avanços no bom atendimento a todos aqueles que não teriam condições de contratar ou comprar máquinas para realizar as obras que o Porteira Adentro, o Mais Calcário ou o Balde Cheio estão possibilitando a eles”, destaca Eduardo.

 

Japonês também ressaltou o trabalho da Secretaria Municipal de Obras na zona rural e agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores no trabalho da atual gestão. Estiveram também presentes na entrega, o secretário municipal de Obras, Marcelo Boca e os vereadores Ronildo Macedo e Wilson Tabalipa.

 

APLICAÇÃO CORRETA - O melhor aproveitamento do calcário doado será garantido através dos estudos de um técnico providenciado pela Prefeitura, que fez amostragem e análise do solo para definir a quantidade e a qualidade do calcário deverá ser usado em cada lote.

 

Jair lembra que o calcário é fundamental para aumentar a produtividade dos pequenos produtores de Vilhena. “Esse material vai reduzir a acidez do terreno, diminuir elementos tóxicos e dá mais nutrientes para as plantações. Tudo isso colabora da lavoura e permite melhorar a produtividade”, explica.

 

O PROGRAMA - O Programa “Mais Calcário” tem como principal objetivo colaborar com o produtor na produção local.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já entregou mais de 5 mil toneladas de calcário aos produtores de Rondônia em 2025

Governador Marcos Rocha já entregou mais de 5 mil toneladas de calcário aos produtores de Rondônia em 2025

Para fortalecer o trabalho dos agricultores de Rondônia, o governador Marcos Rocha segue adotando medidas de melhorias no campo, para atender especi

Governador Marcos Rocha visita propriedade rural referência na produção de café em Cacoal

Governador Marcos Rocha visita propriedade rural referência na produção de café em Cacoal

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, visitou na sexta-feira (29), a propriedade Café da Luz, localizada na Linha 12, em Cacoal, com objetivo de r

Rondônia tem papel estratégico no ALI COOP, programa que fortalece cooperativas extrativistas da Amazônia Legal

Rondônia tem papel estratégico no ALI COOP, programa que fortalece cooperativas extrativistas da Amazônia Legal

Levar inovação e fortalecer o cooperativismo até nas regiões mais remotas do Brasil é a proposta do ALI COOP, programa do Sebrae em parceria com ins

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em parceria com a MyTS

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em parceria com a MyTS

A Korin Alimentos passa a oferecer um serviço de diagnóstico ESG (Ambiental, Social e Governança) para os produtores rurais integrados. Desenvolvida e

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)