Sexta-feira, 6 de março de 2020 - 08h30
A Empresária-Psicóloga
Ela vem de uma família conhecida e tradicional em Porto Velho: os Arcanjos. Quem que não conhece ou ouviu falar dela, não é morador da capital! Essa família é responsável por um dos mais antigos e prósperos comércios de materiais de construção, a Construferro, do patriarca Miguel Arcanjo. A primogênita, Júlia Fátima de Carvalho Arcanjo Fonseca é uma das mais notáveis filantropas da região.
Psicóloga formada na Universidade de São Paulo - USP, ela conseguiu mesclar como ninguém a formação acadêmica com o dom herdado dos pais para o comércio aconselhando, orientando amigos, conhecidos e desconhecidos em sua loja na Avenida 7 de Setembro, fundos com a rua Barão do Rio Branco.
Júlia é dessas pessoas de olhar firme que consegue enxergar sua alma. Ela presenteia todos com seu sorriso aberto, afetuoso e percebe quando você não está bem, de verdade! Nessas horas surge à psicóloga que fez um divã da vida, proporcionando momentos de paz, de alegria; reconfortando nos momentos tristes e principalmente motivando as pessoas a serem melhores versões de si mesmas.
Foi uma das primeiras idealizadoras do que seria chamado de Hospital do Câncer de Porto Velho, localizado na estrada que vai para o Cemitério Santo Antônio. Promoveu diversos eventos para arrecadar recursos e incentivou parcerias para essa causa que trazia sofrimento a centenas de pacientes e familiares, da região que padeciam com o tratamento da doença, em outras cidades. Hoje esse sofrimento diminuiu com o Hospital do Amor, uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos, de São Paulo.
Viúva do gerente Regional da Eletrobrás Eletronorte, Fernando Manoel Fernandes da Fonseca, Júlia sempre contribuiu e incentivou as ações de inserções sociais da empresa, mesmo não sendo servidora. Por ser porto-velhense nata, empática e muito engajada em diversas ONGS, entidades e profunda conhecedora da estória da região, ela compartilhou com Fernando a paixão pela cidade! O resultado dessa parceria resultou em diversos reconhecimentos de âmbito estadual e federal para a Empresa em Rondônia!
Júlia não reside atualmente em Porto Velho, mas seu coração permanece e retorna várias vezes ao ano. Seu pai, seu Miguel Arcanjo, as irmãs, os sobrinhos e as dezenas de amigos que conquistou continuam sendo seu porto seguro, ou melhor, ela continua sendo o porto seguro de todos.
Mais um exemplo de mulher que merece ser aplaudida em todos os 365 dias do ano. E, você leitora, é uma delas!
Vamos falar sobre ontem, 29/12/2020...
1.793.368 pessoas mortas pela Covid -19 no mundo, desde o início dessa pandemia.192.681 pessoas mortas pela Covid-19 no Brasil.17.872 pessoas mortas
História & Estórias do Dia da Internacional da Mulher - A costureira das bailarinas
A costureira das bailarinasDescendente de nordestinos, que vieram do Rio Grande do Norte fugindo das recorrentes grandes secas, numa longa viagem de n
1912: Em 6 de maio, ocorreria a Passeata pelo Sufrágio feminino, nos Estados Unidos. Uma tática ousada, adotada por sufragistas e demais militantes
História & Estórias do Dia da Internacional da Mulher - A Ex-Doméstica, mãe de Enfermeiro
1911: O primeiro dia oficial da mulher foi celebrado, em 19 de março de 1911, na Alemanha, resultado da Segunda Conferência Internacional das Mulheres