Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viviane Paes

2020: que tal começamos reconhecendo...


2020: que tal começamos reconhecendo... - Gente de Opinião

Segundo o dicionário, reconhecimento é um substantivo masculino com os seguintes significados: 1. Ação ou efeito de averiguar; exame, verificação. 2. Confissão de erro, crime, pecado etc.

Eu, primeiro. Reconheço que fiquei escondida, nos últimos meses, atrás de alguns problemas de saúde e procrastinei diversos projetos por medo de não dar certo ou repetir os mesmos resultados! Não parei... Reconheço ter recusado muitas propostas de trabalho, por não concordar com a politicagem contida neles, não apenas pelo salário baixíssimo! Reconheço não consigo deixar de SER Sis – te – má – ti – ca.

A população brasileira, direita, esquerda, centro, alto, baixo deveria reconhecer: “estamos chegando ao ponto do comportamento animal, aliás, nem animal, porque esses são tão mais racionais e humanos que alguns ditos “humanos” tem sido ultimamente... Affê!

Sejamos sinceros nesse primeiro dia do ano, da Confraternização Universal e vamos admitir tá feio grupos de um lado comemoraram a facada dada no então candidato à presidência, Jair Bolsonaro. Do outro lado, quem lembra as maldições jogadas contra o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ele sofreu de um câncer? E, nem vou relembrar que teve comemoração por muitos da morte da ex- Primeira Dama; do mesmo jeito que não pouparam o escrutínio em redes sociais quando souberam da prisão da avó da atual Primeira Dama do Brasil.

VERGONHA ALHEIA...

Vamos regionalizar.

Está na hora do governo do Estado de Rondônia ou Assembleia Legislativa de Rondônia – estou falando da instituição e não do governador ou do presidente da Casa de Leis – pois sei que os atuais titulares não foram responsáveis, reconhecer que a Regulação (regulamento do SUS... “com o objetivo de implementar a operacionalização da CNRAC foi editada a Portaria SAS nº 688, de 6 de abril de 2017 que reformula Regulamento Técnico da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) e das Centrais Estaduais de Regulação de Alta Complexidade (CERAC) - http://www.saude.gov.br/gestao-do-sus/programacao-regulacao-controle-e-financiamento-da-mac/regulacao não beneficia a maioria de pacientes que aguardam por uma cirurgia de alta ou baixa complexidade nos municípios rondonienses.

Que tal reconhecer, no sentido de examinar e verificar internamente que sê a Regulação têm funcionado nos demais estados brasileiros, e em Rondônia que tem algo extremamente errado! São centenas de pacientes na fila de espera por até quatro anos por uma cirurgia simples, enquanto outros entram no sistema numa semana e fazem o mesmo procedimento em outra... Alguns servidores da saúde não escondem a insatisfação com essa sistemática e compartilham com os pacientes nos corredores que “não são culpados” pela organização das listas da regulação...

Mas, não quero iniciar 2020 com um artigo que só traz negatividade! Queremos muita luz em nossas vidas... Opah quero dizer de iluminação espiritual, não da conta de luz que continua alta para os consumidores pagantes, enquanto os que furtam energia descaradamente continuam impunes, ou são multados e recebem – pasmem, parcelamento da conta fraudada em suaves prestações!

É isso que acontece, acreditem! Ouvi, na semana passada, um vizinho contar as vantagens de ter “gato” em casa e de pagar com orgulho a multa de mais de 10 mil reais em dois anos... Espero que ele tenha só contado vantagem!!

Vamos reconhecer que existem pessoas que optam por serem boas, honestas e empáticas com as outras e essas merecem ser valorizadas e não discriminadas!

Mesmo quem não gosta da TV Globo por sua mais que reconhecida influência na política brasileira precisa – RECONHECER foi incrível vermos apresentadores de fora do eixo Rio e São Paulo, apresentando o mais antigo jornal da TV brasileira!

 É claro que também devemos agradecer/reconhecendo a postura egocêntrica de alguns apresentadores globais por não aceitarem renegociar seus salários de pessoa jurídica, no exterior para trabalhador brasileiro comum, pelas leis trabalhistas que eles juram defender em suas redes sociais. Valeu tio Bonner!

Ahaaa, trago boas notícias: em 29 de fevereiro vamos reconhecer – para quem ficou em dúvida, a jornalista rondoniense Ana Lídia Daibes arrasou muito em sua estreia na bancada do JN! Vai voltar mais uma vez, além desta de fevereiro! Muito fã, porque fui colega de trabalho e faculdade e não sou dessas que não reconhecem o sucesso alheio!

Eu disse que teria positividade nesse texto!

Para ficar melhor ainda 2020, individualizando, seria sair da lista de espera do SUS, da tal regulação, depois de dois anos, realizando o procedimento de retirada de vesícula! No entanto, também devo RECONHECER: sê não tivesse engordado 25 quilos nos últimos anos, nem esse problema de saúde eu teria!

Ah e vamos reconhecer que nem sempre quem reclama de excesso de peso alheio ou o seu está sendo “gordofóbico”, a obesidade é fator de risco de dezenas de doenças! 

Reconhecer esse será meu lema em 2020!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior temor de bons pais, hoje...

O maior temor de bons pais, hoje...

No dia 20 de abril de 1999, dois estudantes do terceiro ano, da Columbine High School, de 17 e 18 anos, entraram na biblioteca da instituição, às 11

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Buscando assunto para o artigo desta quinzena fui surpreendida ao ler o resumo de notícias do Canal Energia - portal especializado em vasto material

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

A fila significa uma sequência de objetos onde o primeiro a entrar será o primeiro a ser retirado, ou atendido no caso de pessoas. E, pasmem, porque

 Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Domingo oito de janeiro de 2023. Enquanto famílias assistiam aos desdobramentos da invasão a Praça dos Três Poderes, em Brasília, uma torre de trans

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)