Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Sedam e Semasf fazem parceria e atende os moradores do entorno da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos com o Cadastramento Único


Entrevista com a Chefe da Divisão de Pesquisa Mayna Maria Silva - Fotos: Miro Costa - SRT 349 RO - Gente de Opinião
Entrevista com a Chefe da Divisão de Pesquisa Mayna Maria Silva - Fotos: Miro Costa - SRT 349 RO

A Secretaria de Estado do  Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) através da Coordenadoria de Unidades de Conservação, firmou uma Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência  Social e Família (Semasf) para que fosse realizado o cadastramento e atualização do Cadastro Único e Auxílio Brasil do Governo Federal na sede administrativa da Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos,  localizada no Assentamento Joana Dárc III.

A chefe da Divisão de Pesquisa da Sedam e Gestora da UC, Mayna Maria Silva e Silva, afirmou que o cadastramento atende uma necessidade levantada na aplicação de um formulário socioeconômico realizado com os moradores no mês de março, como também busca cumprir o que estabelece o Programa de Integração com a Sociedade previsto no plano de ação do Plano de Manejo da Unidade.

Na ocasião da aplicação do formulário foi muito enfatizado pelos moradores as dificuldades para efetuarem o deslocamento até o órgão emissor do Cadastro Único, assim como até a unidade de saúde mais próxima da localidade.

O Programa de Integração com a Sociedade visa despertar o interesse da comunidade do entorno pela Unidade de Conservação e estimulá-la ao sentimento de pertencimento  e valorização do Patrimônio Ambiental.

O secretário da Sedam, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos, autorizou para que a ação de ambas equipes na emissão do documento fosse realizada diretamente na sede administrativa da ESEC Serra Três Irmãos, no Assentamento Joana Dárc, Agrovila III.

Vale salientar que a Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos, é uma das 8 unidades estaduais beneficiárias, do reconhecido como o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo, que é o Programa Áreas Protegidas da Amazônia-ARPA, onde a Unidade recebe subsídio para as atividades como essas, que fortalecem a integração com as comunidades do entorno.

A Sedam se fez presente com Caroline Souza Reis, Secretaria Executiva de Compensação Ambiental do Estado de Rondônia-Sedam;  Franclin Queiroz de Lima, Chefe de Divisão de Uso Público, ainda a segunda Gestora da Estação Ecológica Ana Maria de Macedo.

A equipe da Semasf composta pelo gerente de Divisão, Vitor Nascimento; os cadastradores João Pedro Rodrigues e Irismar Borges Trindade, além do auxiliar administrativo Lúcia Rodrigues Queiroz.

Daiane Neves Serique moradora disse que o cadastramento é um benefício social para a comunidade, haja vista que a estação dista 160 Km de Porto Velho e as pessoas-em sua maioria- não dispõem de recursos financeiros para realizar o deslocamento até a cidade.

Daiane, assinalou que o  cadastramento beneficia diretamente a população do Assentamento Joana D'arc visto que é contemplada com os programas sociais do governo Federal, inclusive o Auxílio Brasil, e que estão sendo cadastradas muitas famílias, foram beneficiárias na atualização e cadastramento da documentação muitas famílias das agrovilas.

A moradora Daiane Neves Serique, em contato com a imprensa, elogiou a iniciativa da parceria Sedam/Semasf que está contemplando centenas de famílias que reside no entorno da estação Ecológica.

O evento será encerrado nesta quarta-feira, (18).

Vejas as fotos:


Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Memória e Futuro: Sesc Centro é reinaugurado em Porto Velho com homenagem emocionante a José Sálvio Coelho

Memória e Futuro: Sesc Centro é reinaugurado em Porto Velho com homenagem emocionante a José Sálvio Coelho

Em uma manhã marcada pela emoção e pelo reconhecimento histórico, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO entregou, nesta quinta-fei

Palestra sobre violência de gênero e direito antidiscriminatório marca encerramento da campanha 21 Dias de Ativismo do MPRO

Palestra sobre violência de gênero e direito antidiscriminatório marca encerramento da campanha 21 Dias de Ativismo do MPRO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), em parceria com a Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade (Comissão EGRD), promoveu a palestra “

Prefeitura de Porto Velho recebe doação de fraldas do TJ-RO para destinar às famílias em vulnerabilidade

Prefeitura de Porto Velho recebe doação de fraldas do TJ-RO para destinar às famílias em vulnerabilidade

A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Prefeitura de Porto Velho recebeu do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (T

Maçonaria de Rondônia outorga a mais alta comenda da Ordem a Francisco Aleixo em sessão pública histórica

Maçonaria de Rondônia outorga a mais alta comenda da Ordem a Francisco Aleixo em sessão pública histórica

A Maçonaria rondoniense viveu, na sexta-feira, dia 19, uma de suas noites mais solenes e emblemáticas. Em sessão pública realizada no templo da Augu

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)