Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Ministério Público de Rondônia divulga projeto para ensinar cidadania nas escolas com gibis educativos


Ministério Público de Rondônia divulga projeto para ensinar cidadania nas escolas com gibis educativos - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realiza a divulgação dos livrestos do projeto “Que tal falarmos um pouquinho de Cidadania?” em escolas municipais de Rondônia. A ação é coordenada pelo Centro de Apoio Unificado (Caop Uni) e conta com o apoio das Promotorias de Justiça da Educação e da Infância e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A próxima entrega ocorrerá na 10ª edição MP Itinerante, na região do Cone Sul, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto. Além da versão impressa, os materiais também estão disponíveis digitalmente por meio de QR Code . O objetivo é ensinar, de forma simples e acessível, temas como respeito, responsabilidade e combate à corrupção para crianças e adolescentes na idade escolar.

Guias como ferramenta de ensino

A iniciativa usa livrestos em formato de gibis da Série Cidadania, criados pela promotora de Justiça Alba da Silva Lima, como principal ferramenta. De acordo com a autora, a série surgiu da experiência dela como professora e, posteriormente, como promotora. No magistério, ela viu que seus alunos - muitos em classes de aceleração e de comunidades carentes - careciam de noções básicas de cidadania, emocional e autoestima, em razão de deficiências familiares e temas tratados como tabu.

Ao se tornar promotora, notou-se a ausência de materiais que ajudassem os professores a abordar questões relacionadas a valores, como desonestidade e preconceito, e também a desmistificar o Ministério Público, tornando-o acessível. O objetivo dos livros é oferecer ferramentas para que os docentes tratem esses temas em sala de aula, ensinando às crianças seus direitos e deveres, a importância da autovalorização e do respeito ao próximo, bem como uma função real de instituições como o MP.

Série Cidadania

A Série Cidadania é composta por três volumes, cada um abordando um tema diferente. A primeira edição “Qual seu jeitinho?” fala sobre corrupção. A segunda, “Somos diferentes mesmo?”, aborda o respeito às diferenças e o bullying. Já mais recentemente, “Responsabilidade não tem idade”, explica os direitos e deveres das crianças e adolescentes, além do papel de instituições como o MP, a Justiça e a Polícia.

A servidora do Caop Uni, Ana Lúcia Cortez de Medeiros, explicou que os livros utilizam linguagem simples e são acompanhados de um material pedagógico, o que auxilia os professores a trabalharem os temas ao longo do ano letivo, inserindo-os em várias disciplinas. "O projeto não trata de temas ligados a religião, política ou orientação sexual. Foca em valores que são importantes para todos, como respeito, responsabilidade e convivência", reforça Ana Lúcia.

Educação para a vida em sociedade

O projeto busca despertar nos alunos a reflexão sobre como suas atitudes afetam os outros. Também quero mostrar que viver em sociedade exige respeito e empatia. A ideia é que os estudantes compreendam que seus comportamentos impactam a vida de todos.

Neste ano de 2025, o projeto está sendo aplicado nas escolas municipais. Para 2026, o MPRO planeja ampliar a ação para escolas estaduais. A expectativa é alcançar mais estudantes e fortalecer o ensino de valores que ajudem na convivência em grupo. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto velho

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto velho

Na tarde desta segunda-feira, estudantes da Escola Major Guapindaia promoveram uma emocionante homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto

Procurador Reginaldo Trindade transforma dor pessoal em movimento de apoio a depressivos

Procurador Reginaldo Trindade transforma dor pessoal em movimento de apoio a depressivos

Após anos de sofrimento com depressão, Reginaldo Trindade fundou o Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC), que já reúne centenas de pessoas em

Desfile cívico-militar de 7 de Setembro acontece neste domingo, 7, na Avenida Santos Dumont, em Porto Velho

Desfile cívico-militar de 7 de Setembro acontece neste domingo, 7, na Avenida Santos Dumont, em Porto Velho

Em comemoração a Independência do Brasil, o governo de Rondônia realiza o desfile cívico-militar neste domingo (7), na avenida Santos Dumont, a part

Alero reforça protagonismo no Setembro Amarelo com projetos e ações voltadas à saúde mental

Alero reforça protagonismo no Setembro Amarelo com projetos e ações voltadas à saúde mental

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) reafirma seu protagonismo no Setembro Amarelo, fortalecendo a agenda de políticas públicas voltadas à

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)