Quarta-feira, 30 de abril de 2025 - 18h32

No começo desta semana, a ex-deputada estadual
e ex-prefeita de Rolim de Moura Mileni Mota — que atualmente atua como
escritora, advogada e defensora da escrita feminina amazônica — recebeu
importantes homenagens por sua contribuição à literatura. As solenidades
ocorreram na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e na Câmara Municipal
de Porto Velho, reunindo outras homenageadas e diversas autoridades.
Na última segunda-feira (28), Mileni foi agraciada com uma Moção de Louvor, proposta pelo deputado-delegado Rodrigo Camargo e aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa. A homenagem teve como destaque sua participação na coletânea *Vivências Amazônicas*, que reúne histórias escritas por mulheres da região Norte. Em sua fala, o deputado enfatizou a importância de incentivar a literatura e, em especial, a escrita feminina, destacando que “a mulher escreve com a alma”.

Já na terça-feira (29), Mileni recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Porto Velho. A honraria foi proposta pelo vereador Nilton Souza e igualmente aprovada por unanimidade. Dessa vez, o reconhecimento foi motivado por sua participação na antologia internacional *Elas*, publicada em Genebra, na Suíça. O vereador ressaltou o papel fundamental da mulher na preservação e difusão de histórias e vivências, celebrando o fato de que mulheres da Amazônia estejam levando suas vozes além das fronteiras do país.
Com forte atuação na vida pública — tendo exercido mandatos como deputada estadual e prefeita de Rolim de Moura —, Mileni celebrou com emoção este novo capítulo de sua trajetória.

“Receber essas homenagens, agora como escritora, me emociona profundamente. Sou grata ao deputado Rodrigo Camargo e ao vereador Nilton Souza por reconhecerem e valorizarem não apenas minha caminhada, mas a força da literatura como instrumento de transformação. Em tão pouco tempo, me redescobri na escrita, e já colho frutos que jamais imaginei. É uma nova fase da minha vida, que tem sido surpreendente e inspiradora.”
Mileni também fez questão de expressar sua gratidão à presidente da AJEB/RO, Izabel Cristina, destacando seu papel fundamental no início dessa trajetória literária.

“Se hoje estou inserida nesse universo transformador da literatura, devo muito à presidente Izabel Cristina. Ela tem um dom especial de identificar talentos e de impulsionar mulheres a acreditarem na força de suas palavras. Minha gratidão a essa mulher extraordinária que abriu portas que eu nem imaginava existir.”
Atualmente, Mileni é advogada, integrante da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) e autora em diversas antologias nacionais e internacionais. As homenagens recebidas reforçam o impacto social e cultural de sua produção literária, marcada por memórias, sensibilidade e representatividade feminina amazônica.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Prefeitura de Porto Velho recebeu do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (T

A Maçonaria rondoniense viveu, na sexta-feira, dia 19, uma de suas noites mais solenes e emblemáticas. Em sessão pública realizada no templo da Augu

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa popular no Mercado Cultural
Um dos símbolos mais conhecidos e afetivos da capital rondoniense, Elielza Bailarina Ramos Freire, A Bailarina da Praça, completou 56 anos de história

“É você quem tira esse sonho do papel”. Esse é o tema da Campanha Papai Noel dos Correios 2025, que prontamente mobilizou os servidores do governo de
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)