Quarta-feira, 30 de abril de 2025 - 18h32
No começo desta semana, a ex-deputada estadual
e ex-prefeita de Rolim de Moura Mileni Mota — que atualmente atua como
escritora, advogada e defensora da escrita feminina amazônica — recebeu
importantes homenagens por sua contribuição à literatura. As solenidades
ocorreram na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e na Câmara Municipal
de Porto Velho, reunindo outras homenageadas e diversas autoridades.
Na última segunda-feira (28), Mileni foi agraciada com uma Moção de Louvor, proposta pelo deputado-delegado Rodrigo Camargo e aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa. A homenagem teve como destaque sua participação na coletânea *Vivências Amazônicas*, que reúne histórias escritas por mulheres da região Norte. Em sua fala, o deputado enfatizou a importância de incentivar a literatura e, em especial, a escrita feminina, destacando que “a mulher escreve com a alma”.
Já na terça-feira (29), Mileni recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Porto Velho. A honraria foi proposta pelo vereador Nilton Souza e igualmente aprovada por unanimidade. Dessa vez, o reconhecimento foi motivado por sua participação na antologia internacional *Elas*, publicada em Genebra, na Suíça. O vereador ressaltou o papel fundamental da mulher na preservação e difusão de histórias e vivências, celebrando o fato de que mulheres da Amazônia estejam levando suas vozes além das fronteiras do país.
Com forte atuação na vida pública — tendo exercido mandatos como deputada estadual e prefeita de Rolim de Moura —, Mileni celebrou com emoção este novo capítulo de sua trajetória.
“Receber essas homenagens, agora como escritora, me emociona profundamente. Sou grata ao deputado Rodrigo Camargo e ao vereador Nilton Souza por reconhecerem e valorizarem não apenas minha caminhada, mas a força da literatura como instrumento de transformação. Em tão pouco tempo, me redescobri na escrita, e já colho frutos que jamais imaginei. É uma nova fase da minha vida, que tem sido surpreendente e inspiradora.”
Mileni também fez questão de expressar sua gratidão à presidente da AJEB/RO, Izabel Cristina, destacando seu papel fundamental no início dessa trajetória literária.
“Se hoje estou inserida nesse universo transformador da literatura, devo muito à presidente Izabel Cristina. Ela tem um dom especial de identificar talentos e de impulsionar mulheres a acreditarem na força de suas palavras. Minha gratidão a essa mulher extraordinária que abriu portas que eu nem imaginava existir.”
Atualmente, Mileni é advogada, integrante da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) e autora em diversas antologias nacionais e internacionais. As homenagens recebidas reforçam o impacto social e cultural de sua produção literária, marcada por memórias, sensibilidade e representatividade feminina amazônica.
O ambiente de trabalho, onde se passa grande parte da vida adulta, pode ser tanto um promotor de bem-estar quanto um gatilho para o sofrimento psíqu
Deputado Alex Redano Recebe Comissão Maçônica e é Presenteado com Kit do 25º Almoço da Verdade
Na tarde desta quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano, recebeu em seu gabinete uma comissão de repre
Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto velho
Na tarde desta segunda-feira, estudantes da Escola Major Guapindaia promoveram uma emocionante homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto
Procurador Reginaldo Trindade transforma dor pessoal em movimento de apoio a depressivos
Após anos de sofrimento com depressão, Reginaldo Trindade fundou o Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC), que já reúne centenas de pessoas em