Livros sobre violência doméstica - os 4 melhores


Enzo Muñoz - Pexels - Gente de Opinião
Enzo Muñoz - Pexels

Existem bons livros sobre violência doméstica para quem gosta de ler e conseguir compreender melhor esse problema mais de perto. Portanto, são livros que nos fazem refletir. Já que levantam questões importantes sobre a realidade da nossa sociedade.

 

A violência doméstica é um problema que acontece dentro de muitos lares brasileiros, Inclusive, naquelas famílias que parecem modelos exemplares de amor e carinho. Mas, que dentro de quatro paredes escondem realidades mais sombrias.

 

E nada melhor que um bom livro para entendermos esse contexto em maiores detalhes. Então confira a seguir a nossa seleção de livros para entender melhor a violência doméstica.

 

1. Livros sobre violência doméstica: Bom Dia, Verônica 

 

O livro Bom Dia, Verônica é de autoria de Andrea Killmore, e retrata a história de uma policial feminina. A trabalha como secretária da polícia.

 

E durante uma semana de trabalho em comum ela recebe dois casos impactantes: o suicídio de uma mulher jovem e uma chamada de uma outra mulher desesperada que pedia socorro.

 

Então, Verônica passa a se dedicar a solucionar esses dois casos. Sendo que um deles é sobre um marido agressivo e abusivo, e outro sobre um homem que estupra mulheres após seduzi-las na internet.

 

Portanto, é um livro que retrata diferentes situações de violência doméstica e violência contra mulher de uma forma realista. Tudo da perspectiva de outra mulher encarregada de fazer justiça.

 

2. Livros sobre violência doméstica: Diário de Uma Escrava

 

A obra Diário de Uma Escrava é de autoria da escritora chamada Rô Mierling. Um livro impactante que conta as experiências terríveis pelas quais passou Laura.

 

Ela é a protagonista da trama, uma jovem que foi sequestrada aos 15 anos de idade. Seu sequestrador é um homem aparentemente normal, que frequenta a igreja e tem família. 

 

Contudo, ele tranca Laura em um lugar escuro para abusar dela sexualmente como uma escrava.

 

Mas, diferente de outros livros sobre o tema, essa obra é baseada em fatos reais. Porque ela foi escrita com base em relatos reais coletados em delegacias.

 

3. O Papel de Parede Amarelo

 

Papel de Parede Amarelo é uma obra de ficção escrita por Charlotte Perkind Gilman. É simplesmente um dos melhores livros sobre violência doméstica que você vai encontrar.

 

O livro conta a história de uma esposa cujo marido é médico. No entanto, como estava passando por uma crise emocional, seu marido a leva para uma casa isolada de todos.

 

A casa tem grade e tem papel de parede amarelo. Aparentemente, seu marido é um homem preocupado com sua saúde mental e emocional.

 

No entanto, a protagonista da história começa a usar a escrita como forma de aliviar sua dor enquanto fica sozinha em casa. E pelos seus textos podemos perceber que na verdade seu marido é um homem abusivo.

 

John, como é chamado, limita a liberdade da esposa, oprime seu comportamento e tenta impedi-la até de pensar. Então, é um livro cheio de nuances e detalhes, uma obra para ler com calma. 

 

4. Livros sobre violência doméstica: O Mundo de Aisha

 

O Mundo de Aisha, de autoria de Ugo Bertotti, narra a violência doméstica em um contexto islâmico. Pois, a protagonista Aisha é uma mulher iemenita, que vive em uma cultura muçulmana. 

 

Portanto, essa obra retrata o dia a dia de uma mulher islâmica em uma cultura machista e opressora. Onde a inferiorização da mulher faz parte dos próprios costumes da sociedade na qual ela vive.

 

Um livro recomendado para quem quer conhecer a situação real de mulheres de outras culturas. E suas relações sociais com outras mulheres e com os homens.

 

Dicas finais 

 

Encontrar um bom livro para ler é um verdadeiro presente para quem ama a leitura. Além disso, os livros são oportunidades perfeitas para conhecermos melhor aspectos da nossa sociedade.

 

Afinal, como os livros sobre violência doméstica dessa seleção de hoje, existem muitas obras que tratam de questões realistas e até mesmo blogs, como o blog de assuntos femininos Projeto de Mãe e Mulher. Portanto, suas discussões vão além da ficção.

 

Espero que você tenha gostado das nossas dicas de leitura. Qual seu livro preferido da seleção de hoje? Deixe seu comentário!

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantor Mattos Nascimento e Pastor Cláudio Gama na Cruzada Evangelística Mensagem da Cruz em Porto Velho

Cantor Mattos Nascimento e Pastor Cláudio Gama na Cruzada Evangelística Mensagem da Cruz em Porto Velho

Lembrando as palavras de Jesus sobre os campos já estarem brancos para a colheita, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Velho está promov

Em ação solidária, servidores (as) da CPE Criminal arrecadam mais de meia tonelada de alimentos e roupas

Em ação solidária, servidores (as) da CPE Criminal arrecadam mais de meia tonelada de alimentos e roupas

A Central de Processos Eletrônicos Criminal (CPE Criminal) deu um exemplo de solidariedade.  Os servidores (as) da Central arrecadaram mais de meia

Inscrições para casamento comunitário no shopping serão de 9 a 11 de agosto

Inscrições para casamento comunitário no shopping serão de 9 a 11 de agosto

Nos dias 9, 10 e 11 de agosto de 2022, das 15h às 20h, casais interessados em realizar o casamento civil de forma gratuita devem se inscrever para o

UM DÉCADA DEPOIS - Assejus realiza curso de Defesa Pessoal com Agentes de Segurança

UM DÉCADA DEPOIS - Assejus realiza curso de Defesa Pessoal com Agentes de Segurança

A Associação dos Servidores da Justiça no Estado de Rondônia - Assejus/RO, realizou no último sábado (30/07), em parceria com a Academia Equlibrium, o