Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Lei regulamenta a “Campanha Cidadã” que prevê doação de alimentos e produtos de limpeza com prazo próximo da validade


“Campanha Cidadã” ajudará população vulnerável no Estado - Gente de Opinião
“Campanha Cidadã” ajudará população vulnerável no Estado

Alimentos e produtos de limpeza com prazo próximo da validade poderão parte da ‘Campanha Cidadã’ tendo como foco a doação para entidades filantrópicas, como abrigos, asilos e instituições de caridade. A medida é defendida agora pela Lei N° 5.138, de 8 de novembro de 2021, de autoria da Assembleia Legislativa, e sancionada pelo Governo de Rondônia na última segunda-feira (8).

 

A Lei institui a ‘Campanha Cidadã’, que direciona o incentivo à doação de alimentos e produtos de limpeza que estejam com prazo de validade próximo de expirar. A data de vencimento dos alimentos doados não será inferior a 30 dias.

 

As doações podem ser feitas pelos estabelecimentos comerciais no âmbito do Estado de Rondônia e devem ser oferecidas a casas de abrigo, asilos, instituições de caridade e casas de apoio de assistência social para pessoas em situação de rua, além de refugiados e envolvidas com uso de drogas. A Lei entra em vigor 30 dias após a data da publicação.

 

CORONAVÍRUS

 

Conforme consta na Lei, a pandemia trouxe uma série de dificuldades para muitas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica e insegurança alimentar tem sido crescente; incentivos como a “Campanha Cidadã”, é mais uma ferramenta de combate à fome e atende às necessidades básicas de quem precisa. A Lei entra em vigor 30 dias após a data da publicação.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Médicos Pesquisadores de Rondônia são destaque em evento internacional em Roma / Itália

Médicos Pesquisadores de Rondônia são destaque em evento internacional em Roma / Itália

A cidade de Roma será palco, de 4 a 6 de março de 2026, do 40º ISGE – Gynecological Endocrinology, um dos mais importantes congressos internacionais

DISTRITO 4720: Governador Leonardo Pinheiro  tem agenda oficial com os clubes de Porto Velho

DISTRITO 4720: Governador Leonardo Pinheiro tem agenda oficial com os clubes de Porto Velho

Com o lema “Unidos para fazer o bem”, Porto Velho recebeu, em agenda oficial, a visita do governador distrital do Rotary, Leonardo Pinheiro, que cum

Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

A busca por crescimento pessoal e sentido de vida é um desafio constante em tempos de excesso de informação e poucos espaços de reflexão. Em Porto V

TRT-14 promove programação especial no Mês da Mulher com ações de valorização e autocuidado

TRT-14 promove programação especial no Mês da Mulher com ações de valorização e autocuidado

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) preparou uma programação especial para celebrar o Mês da Mulher, com foco na valorização, no r

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)