Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Festa Camponesa começa dia 27 com foco na Amazônia e Justiça Climática

Em sua 8º edição, o encontro do campesinato de Rondônia espera receber mais de mil participantes


Festa Camponesa começa dia 27 com foco na Amazônia e Justiça Climática - Gente de Opinião

A Via Campesina, movimento internacional de luta camponesa, realiza nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2025 a 8ª Edição da Festa Camponesa, na cidade de Jaru (RO), com o tema: Ecologia Integral e Justiça Climática: Por Terra, Território e Soberania Popular na Amazônia.

O evento, que é bienal, acontecerá no Bosque Beira Rio, com a participação de famílias camponesas de todo o estado de Rondônia, e de outros estados da Amazônia Brasileira e até mesmo de outros países. A Festa também receberá consumidores e pessoas interessadas em fortalecer a agricultura familiar, valorizando a produção de alimentos saudáveis e os princípios da agroecologia. 

A programação é voltada ao fortalecimento da agricultura camponesa e da luta por justiça social e ambiental. Entre as atividades previstas estão: seminários, rodas de conversa, oficinas e plenárias, feira camponesa, café camponês, troca de sementes crioulas e nativas, ciranda camponesa (atividades voltadas ao público infantil), apresentações culturais e momentos de confraternização.

O primeiro dia, sexta-feira (27), contará com seminário e uma mesa de debates que discutirá o quadro político atual, sobretudo, destacando o avanço do capital sobre a natureza e as mudanças climáticas, decorrentes deste processo de exploração, contextualizando a resistência dos povos e suas propostas de enfrentamento frente a este cenário.

No sábado (28), ocorrerão rodas de conversas sobre as principais demandas do campesinato, bem como oficinas práticas voltadas à produção camponesa, saúde, produção de mel, armazenamento de sementes crioulas, direito dos povos do campo, recuperação de nascentes, e comunicação popular.

Festa Camponesa começa dia 27 com foco na Amazônia e Justiça Climática - Gente de Opinião

Além disso, durante todo o evento haverá feira agroecológica, com comercialização de produtos da agricultura camponesa rondoniense, trocas de sementes crioulas e ainda a realização das noites culturais com a apresentação de artistas locais e convidados, como o grupo Canto do Acauã e grupo Mavaah.

No domingo (29), a partir das 8h, haverá o tradicional Café Camponês e a partilha gratuita da produção camponesa com todas as pessoas participantes no local, seguido do encerramento da Festa, às 11h.

A organização do encontro é dos movimentos e organizações que compõem a Via Campesina em Rondônia: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Comissão Pastoral da Terra –(CPT) e Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER), e conta com apoio de diversas instituições públicas e privadas de Rondônia.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Setembro Amarelo: MPT em Rondônia e Acre reforça a importância da promoção da saúde mental no trabalho

Setembro Amarelo: MPT em Rondônia e Acre reforça a importância da promoção da saúde mental no trabalho

O ambiente de trabalho, onde se passa grande parte da vida adulta, pode ser tanto um promotor de bem-estar quanto um gatilho para o sofrimento psíqu

Deputado Alex Redano Recebe Comissão Maçônica e é Presenteado com Kit do 25º Almoço da Verdade

Deputado Alex Redano Recebe Comissão Maçônica e é Presenteado com Kit do 25º Almoço da Verdade

Na tarde desta quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano, recebeu em seu gabinete uma comissão de repre

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto velho

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto velho

Na tarde desta segunda-feira, estudantes da Escola Major Guapindaia promoveram uma emocionante homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto

Procurador Reginaldo Trindade transforma dor pessoal em movimento de apoio a depressivos

Procurador Reginaldo Trindade transforma dor pessoal em movimento de apoio a depressivos

Após anos de sofrimento com depressão, Reginaldo Trindade fundou o Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC), que já reúne centenas de pessoas em

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)