Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 - 16h34
A pandemia deixou marcas invisíveis que se manifestam nos ambientes corporativos até hoje. Na WTW, multinacional especializada em corretagem de seguros e consultoria, o pós-pandemia trouxe à tona um desafio silencioso: o aumento nos casos de afastamento por saúde mental.
A resposta da empresa foi mais do que criar uma iniciativa pontual — foi estruturar um programa contínuo, com metodologia, mensuração e propósito. Assim nasceu a “Jornada da Felicidade”, uma estratégia robusta de bem-estar corporativo construída a partir dos pilares da Psicologia Positiva (PERMAV), que teve início no final de 2024.
“Criamos um programa que vai além do bem-estar. A Jornada da Felicidade é uma estratégia que integra liderança, cultura e propósito de forma estruturada, e que faz parte dos pilares da empresa para os próximos anos”, afirma a diretora de RH da WTW Brasil, Nancy Quintela.
Da urgência à estratégia
A WTW já havia iniciado movimentos na área com o programa “Se Conhecer Faz Bem”, mas entendeu que precisava ir além. “Percebemos que falar só de bem-estar não era suficiente. Era necessário falar de felicidade como conceito mais amplo, que conecta propósito, cultura e liderança”, reforça Nancy.
Com apoio da médica corporativa e após uma imersão em certificações internacionais, a empresa reformulou sua abordagem e decidiu criar um programa perene e estruturado, que é ancorado nos pilares PERMAV — Emoções Positivas, Engajamento, Relacionamentos, Significado, Realizações e Vitalidade — e tem cinco frentes estratégicas:
• Capacitação da liderança (começando pelo CEO e
C-Level)
• Criação de uma cultura de bem-estar como propósito
corporativo
• Expansão do tema para além do ambiente de trabalho
• Ensino de habilidades relacionadas à felicidade
• Desenvolvimento de métricas e indicadores de
impacto
Exemplo de cultura viva
A participação da House of Feelings - primeira escola de sentimentos do mundo – aconteceu na criação dos “Guardiões da Felicidade”, grupo formado por 50 colaboradores voluntários de diferentes áreas que passaram por uma capacitação profunda com a House of Feelings. Esses guardiões passaram a atuar como pontos de escuta ativa e apoio emocional, promovem ações e replicam aprendizados. Eles atuam como pontos de escuta ativa, reforçam os conceitos de bem-estar no dia a dia e impulsionam ações dentro das equipes.
Um exemplo marcante veio da área de Operações e TI: três guardiões decidiram, por conta própria, organizar um workshop interno para compartilhar o que aprenderam com colegas. Eles estruturaram um conteúdo acessível, criaram um guia de primeiros socorros emocionais, promoveram rodas de conversa e se tornaram referências de apoio emocional dentro dos seus times. A iniciativa cresceu organicamente e inspirou outras áreas a replicarem o modelo.
“A Virgínia chegou como um encontro de almas. A House
of Feelings trouxe estrutura, profundidade e sensibilidade para transformar
nossas intenções em cultura”, complementa a Parceira de Negócio de RH da WTW
Brasil, Andressa Duarte.
Resultados que
sustentam a transformação
Desde o início do programa, a WTW colheu resultados significativos:
• Redução de 30% nos afastamentos por saúde mental,
comparado ao cenário de três anos atrás
• Queda expressiva no turnover e nos pedidos de
desligamento voluntário
• Aumento na atratividade da marca empregadora, com
maior engajamento de candidatos nos processos seletivos
• Engajamento interno crescente, com maior
participação dos colaboradores nas ações promovidas
“Quando os números começam a mostrar aquilo que sentimos no clima organizacional, temos certeza de que estamos no caminho certo. Os indicadores mostram que o cuidado com as pessoas é, sim, uma estratégia de negócio — e que felicidade é um tema que deve estar na pauta da liderança”, afirma Nancy Quintela.
Parceria que impulsiona transformação
“A felicidade dentro das empresas não é um bônus, é um indicador de saúde organizacional. O trabalho com a WTW mostra que é possível, sim, tratar esse tema com profundidade, responsabilidade e resultados concretos”, reforça sócia e consultora da House of Feelings, Virgínia Planet.
Mais do que uma consultoria, a House of Feelings
tornou-se parceira estratégica de uma mudança cultural com impacto mensurável.
A Jornada da Felicidade agora faz parte dos pilares da WTW para os próximos
três anos, com planos concretos de expansão para a América Latina e interesse
de outras unidades da companhia ao redor do mundo — incluindo a China.
Em comemoração a Independência do Brasil, o governo de Rondônia realiza o desfile cívico-militar neste domingo (7), na avenida Santos Dumont, a part
Alero reforça protagonismo no Setembro Amarelo com projetos e ações voltadas à saúde mental
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) reafirma seu protagonismo no Setembro Amarelo, fortalecendo a agenda de políticas públicas voltadas à
Na manhã da última terça-feira, uma comitiva do Grande Oriente do Brasil em Rondônia (GOB-RO) foi recebida pelo Comandante da Base Aérea de Porto Ve
Sebrae Pelo Brasil em Rondônia: Projeto Pró-Catadores é destaque
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, cumpriu agenda em Porto Velho nesta quinta-feira (04), dentro da programação do Sebrae Pelo Brasil. A v