Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Felicidade com método: como a WTW reduziu em 30% os afastamentos por saúde mental

Felicidade com método: como a WTW reduziu em 30% os afastamentos por saúde mental


Felicidade com método: como a WTW reduziu em 30% os afastamentos por saúde mental - Gente de Opinião

A pandemia deixou marcas invisíveis que se manifestam nos ambientes corporativos até hoje. Na WTW, multinacional especializada em corretagem de seguros e consultoria, o pós-pandemia trouxe à tona um desafio silencioso: o aumento nos casos de afastamento por saúde mental.

A resposta da empresa foi mais do que criar uma iniciativa pontual — foi estruturar um programa contínuo, com metodologia, mensuração e propósito. Assim nasceu a “Jornada da Felicidade”, uma estratégia robusta de bem-estar corporativo construída a partir dos pilares da Psicologia Positiva (PERMAV), que teve início no final de 2024. 

“Criamos um programa que vai além do bem-estar. A Jornada da Felicidade é uma estratégia que integra liderança, cultura e propósito de forma estruturada, e que faz parte dos pilares da empresa para os próximos anos”, afirma a diretora de RH da WTW Brasil, Nancy Quintela. 

Da urgência à estratégia

A WTW já havia iniciado movimentos na área com o programa “Se Conhecer Faz Bem”, mas entendeu que precisava ir além. “Percebemos que falar só de bem-estar não era suficiente. Era necessário falar de felicidade como conceito mais amplo, que conecta propósito, cultura e liderança”, reforça Nancy.

Com apoio da médica corporativa e após uma imersão em certificações internacionais, a empresa reformulou sua abordagem e decidiu criar um programa perene e estruturado, que é ancorado nos pilares PERMAV — Emoções Positivas, Engajamento, Relacionamentos, Significado, Realizações e Vitalidade — e tem cinco frentes estratégicas:

• Capacitação da liderança (começando pelo CEO e C-Level)
• Criação de uma cultura de bem-estar como propósito corporativo
• Expansão do tema para além do ambiente de trabalho
• Ensino de habilidades relacionadas à felicidade
• Desenvolvimento de métricas e indicadores de impacto

Exemplo de cultura viva

A participação da House of Feelings - primeira escola de sentimentos do mundo – aconteceu na criação dos “Guardiões da Felicidade”, grupo formado por 50 colaboradores voluntários de diferentes áreas que passaram por uma capacitação profunda com a House of Feelings. Esses guardiões passaram a atuar como pontos de escuta ativa e apoio emocional, promovem ações e replicam aprendizados. Eles atuam como pontos de escuta ativa, reforçam os conceitos de bem-estar no dia a dia e impulsionam ações dentro das equipes.

Um exemplo marcante veio da área de Operações e TI: três guardiões decidiram, por conta própria, organizar um workshop interno para compartilhar o que aprenderam com colegas. Eles estruturaram um conteúdo acessível, criaram um guia de primeiros socorros emocionais, promoveram rodas de conversa e se tornaram referências de apoio emocional dentro dos seus times. A iniciativa cresceu organicamente e inspirou outras áreas a replicarem o modelo.

“A Virgínia chegou como um encontro de almas. A House of Feelings trouxe estrutura, profundidade e sensibilidade para transformar nossas intenções em cultura”, complementa a Parceira de Negócio de RH da WTW Brasil, Andressa Duarte.
Resultados que sustentam a transformação

Desde o início do programa, a WTW colheu resultados significativos:

• Redução de 30% nos afastamentos por saúde mental, comparado ao cenário de três anos atrás
• Queda expressiva no turnover e nos pedidos de desligamento voluntário
• Aumento na atratividade da marca empregadora, com maior engajamento de candidatos nos processos seletivos
• Engajamento interno crescente, com maior participação dos colaboradores nas ações promovidas

“Quando os números começam a mostrar aquilo que sentimos no clima organizacional, temos certeza de que estamos no caminho certo. Os indicadores mostram que o cuidado com as pessoas é, sim, uma estratégia de negócio — e que felicidade é um tema que deve estar na pauta da liderança”, afirma Nancy Quintela.

Parceria que impulsiona transformação

“A felicidade dentro das empresas não é um bônus, é um indicador de saúde organizacional. O trabalho com a WTW mostra que é possível, sim, tratar esse tema com profundidade, responsabilidade e resultados concretos”, reforça sócia e consultora da House of Feelings, Virgínia Planet.

Mais do que uma consultoria, a House of Feelings tornou-se parceira estratégica de uma mudança cultural com impacto mensurável. A Jornada da Felicidade agora faz parte dos pilares da WTW para os próximos três anos, com planos concretos de expansão para a América Latina e interesse de outras unidades da companhia ao redor do mundo — incluindo a China.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa popular no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa popular no Mercado Cultural

Um dos símbolos mais conhecidos e afetivos da capital rondoniense, Elielza Bailarina Ramos Freire, A Bailarina da Praça, completou 56 anos de história

Natal: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

Natal: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

“É você quem tira esse sonho do papel”. Esse é o tema da Campanha Papai Noel dos Correios 2025, que prontamente mobilizou os servidores do governo de

IFRO lança Projeto Plena Visão com atendimentos oftalmológicos gratuitos

IFRO lança Projeto Plena Visão com atendimentos oftalmológicos gratuitos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza, no dia 11 de dezembro, às 9h, no Campus Porto Velho Zona Norte, o

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar perícia e avaliação de crianças com deficiência

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar perícia e avaliação de crianças com deficiência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), firmou uma parceria estratégica com o Institu

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)