Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Turistas lotam Praia de Copacabana para a festa do réveillon


Isabela Vieira
Agência Brasil

Rio de Janeiro - Milhares de pessoas lotam a Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, na tarde de hoje (31), para a festa da passagem de ano. Sob o calor de 38 graus Celsius (ºC), banhistas se refrescam e aproveitam para antecipar oferendas à Iemanjá. Muita gente já está acampada na areia para a tradicional queima de fogos, que este ano terá 16 minutos.

José de Oliveira veio com um grupo de 40 pessoas de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, para aproveitar a festa. Abrigado na sombra de uma palmeira, ele disse que pretende ficar na praia até a manhã desta quarta-feira (1º). “Viemos preparados para a virada. O café da manhã, o almoço e a ceia está tudo aqui”, disse, apontando para o isopor, quase sem conseguir se mexer na cadeira de praia, por causa do calor.

Também de Minas, o estudante André Luiz Almeida veio ao Rio para a festa da virada na companhia de 18 amigos. “Não podíamos perder. Em Campos Florido (MG) é muito parado”, disse. Ele esteve no Cristo Redentor pela manhã e aguarda ansioso pela queima dos fogos. “Muita alegria, festa e música para hoje. Sucesso e otimismo e paz para 2014”, declarou.

Moradora do bairro de Bonsucesso, na zona norte da cidade, a atendente Márcia dos Santos não fugiu do sol. Ao lado do namorado argentino, ela saiu direto do trabalho para a praia, onde pretende permanecer até depois da virada. “Trouxe o franguinho, a farofa, a cervejinha e, claro, uma champanha, que não pode faltar”, disse. “Vai dar tudo certo!”.

As ruas de acesso à orla de Copacabana está desde cedo bloqueada ao tráfego de veículos. Os estabelecimentos comerciais estão lotados e pessoas não param de chegar. Muitas ainda procuram peças de roupa branca e flores para oferendas religiosas. A mais procurada é a palma, mas é possível comprar também rosas vermelhas e brancas por R$ 2.

“Palma é a flor de Iemanjá, é a que mais vende. Depois vem a rosa branca, para paz e dinheiro. Saúde é paz, tendo paz tem saúde”, disse a floristas Eliane Ribeiro, a fim de convencer uma turista indecisa sobre o que comprar. As rosas vermelhas, assegura a vendedora, “trazem amor e paz em 2014”. 

Segundo os organizadores, são esperadas mais de 2 milhões de pessoas no réveillon de Copacabana, que tem atrações ao vivo a partir das 18h. Os shows mais aguardados são de Lulu Santos, Nando Reis, Carlinhos Brown e da bateria da Escola de Samba Vila Isabel. Eles se apresentam no palco montado em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Outros pontos da cidade também terão festa de virada do ano. Entre as mais aguardadas está a do Piscinão de Ramos, na zona norte, que terá o funk e pagode como as principais atrações.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia apresenta potencial da pesca esportiva em feira internacional do setor

Rondônia apresenta potencial da pesca esportiva em feira internacional do setor

Rondônia participou, dos dias 12 a 14 de março, da Pesca & Companhia Trade Show 2026, considerada uma das maiores feiras de pesca esportiva da Amé

Sesc Rondônia divulga calendário de Turismo Social para 2026

Sesc Rondônia divulga calendário de Turismo Social para 2026

 O Sistema Fecomércio, por meio do Turismo Social do Sesc Rondônia, acaba de anunciar o seu aguardado calendário de excursões e passeios para o ano

Cetur intensifica mobilização contra fim da escala 6×1 e alerta para risco de desemprego e aumento de custos

Cetur intensifica mobilização contra fim da escala 6×1 e alerta para risco de desemprego e aumento de custos

O possível fim da escala 6×1 no Brasil, em discussão no Congresso Nacional, mobilizou representantes do trade turístico em reunião do grupo de tra

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

De janeiro a outubro, o Brasil recebeu 7,68 milhões de visitantes estrangeiros e superou o volume de todo o período de 2024, até então o recorde. Pa

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)