Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Sebrae apoia estudo para criação e novos roteiros turísticos em Rondônia

Equipe de turismólogos realizou visita técnica na região central do estado


Sebrae apoia estudo para criação e novos roteiros turísticos em Rondônia  - Gente de Opinião

O Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur) propôs a realização de um estudo para prospectar atrativos com o objetivo de elaborar novos roteiros turísticos na região central de Rondônia. O Sebrae em Rondônia, que é membro ativo do conselho, participou dos debates e visitas ao longo desta semana. 

O turismo é um grande modelo econômico, responsável pela geração direta e indireta de empregos. Movimenta diversas outras atividades em torno de sua operação, além de ser um grande aliado na preservação da natureza e de patrimônios histórico-culturais. “É um grande modelo de vetor de desenvolvimento, não à toa sempre citado em reuniões com lideranças promovidas pelo Sebrae. O Conetur tem feito um importante trabalho, e o Sebrae, que já apoia o turismo há décadas, pode ser fundamental para alavancar a atividade”, disse Samuel Almeida, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia. 

A visita técnica focou na região central do estado neste primeiro momento, nos atrativos no entorno dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Cacoal. A proposta é mapear atrativos e equipamentos turísticos que possam ser incluídos em um novo roteiro na região central. 

O Sistema Fecomércio, que está à frente do Conetur, trouxe o especialista em criação de roteiros turísticos Luis Guimarães, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), para esta prospecção, com vistas à elaboração de um novo roteiro. 

Note-se que um café da manhã regional, um igarapé, uma festa cultural ou uma atividade de lazer podem ser incorporados à atividade turística. Entretanto, para seu desenvolvimento ordenado, diversos fatores andam lado a lado, como a sensibilização do chamado trade turístico (as empresas que atuam diretamente na operação turística). Uma boa infraestrutura – como estradas, ruas, asfaltos, etc. – contribui para o bom desenvolvimento de um roteiro, que também necessita de bom atendimento aos turistas, hospitalidade da comunidade local e, claro, uma grande e eficiente promoção do destino. 

As visitas in loco são importantes para os consultores e técnicos realizarem uma análise técnica a fim de ser disponibilizada uma proposta de roteirização envolvendo a região e gerando oportunidades para os empreendedores que atuam no setor. Além da Fecomércio (Sesc e Senac), participaram das visitas técnicas Sebrae, Setur, Semdestur/PVH e os atores locais nos respectivos destinos. 

Mais Sobre Turismo Regional

 Colorado do Oeste dá largada para estudos de seu Plano Municipal de Turismo

Colorado do Oeste dá largada para estudos de seu Plano Municipal de Turismo

Colorado do Oeste também vislumbrou uma vertente de desenvolvimento que pode ser viabilizada pelo turismo. Uma reunião com o prefeito José Ribamar d

Prefeitura de Ariquemes inicia estudos para o Plano Municipal de Turismo

Prefeitura de Ariquemes inicia estudos para o Plano Municipal de Turismo

A Prefeitura de Ariquemes, vem avançando com as ações de fomento ao turismo na cidade, e nesta terça-feira, 16, foi apresentado o cronograma do plan

Sebrae é parceiro do 5º Salão do Turismo de Rondônia

Sebrae é parceiro do 5º Salão do Turismo de Rondônia

No próximo sábado (13) acontecerá no Teatro Banzeiros o 5º Salão do Turismo de Rondônia, uma iniciativa da Associação Brasileira das Agências de Viage

Sebrae dá início a estudos para elaboração de planos de turismo em alguns municípios

Sebrae dá início a estudos para elaboração de planos de turismo em alguns municípios

Que o turismo é uma grande atividade geradora de empregos, todos concordam. É necessário, porém, ordenar e planejar a atividade de maneira que o setor