Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo

Oficina participativa reúne moradores, pesquisadores e órgãos ambientais para construir experiências de turismo sustentável na Reserva Extrativista Lago do Cuniã


Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo - Gente de Opinião

Na quarta-feira (4) de junho em uma manhã marcada por diálogos, partilhas e construção coletiva, moradores da Reserva Extrativista Lago do Cuniã participaram da Oficina Escuta Ativa – Turismo de Base Comunitária, realizada pela equipe do Projeto Turismo Rondônia. A atividade aconteceu na Escola Francisco Braga, reunindo representantes da comunidade, instituições acadêmicas e órgãos ambientais, todos com um objetivo comum: fortalecer a governança comunitária e preparar o território para o turismo sustentável.

A oficina foi muito mais do que uma atividade formativa. Foi um espaço de escuta, planejamento e protagonismo local. Os facilitadores iniciaram com dinâmicas de ambientação e acordos de convivência para garantir um ambiente respeitoso e aberto ao diálogo. Na sequência, os participantes foram convidados a refletir sobre o turismo no Cuniã: suas experiências, desafios e as potencialidades ainda pouco exploradas.

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo - Gente de Opinião

Divididos em grupos, os moradores criaram propostas de roteiros turísticos comunitários, valorizando os atrativos naturais, culturais e históricos da região. As sugestões passaram por trilhas interpretativas, vivências com pescadores locais, atividades de educação ambiental e até rotas de observação de fauna e flora.

Outro momento-chave foi a simulação de conflitos entre prestadores de serviços turísticos. Em um exercício realista, os participantes discutiram estratégias de mediação e resolução de conflitos, reforçando a importância do diálogo comunitário e da construção coletiva de soluções.

O apoio institucional do Sebrae em Rondônia ao evento é peça-chave na consolidação de futuras parcerias e convênios voltados à capacitação, ao fortalecimento da economia local e à estruturação de produtos turísticos de base comunitária. Essa aproximação estratégica busca garantir que os moradores de Cuniã tenham não apenas voz, mas também acesso a ferramentas para transformar o potencial turístico em geração de renda com responsabilidade social e ambiental.

A oficina também abriu espaço para discutir a governança comunitária. Lideranças locais, como representantes da ASMOCUN e da COOPCUNIÃ, participaram ativamente dos debates, propondo ações concretas para ampliar a participação democrática nas decisões sobre o turismo no território.

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo - Gente de Opinião

A ação contou com o apoio técnico de pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com a presença dos professores Haroldo de Sá Medeiros e Sandra da Cruz Garcia, além da participação da mestranda Lidiane Bandeira. A parceria com o ICMBio, representado pelo analista ambiental João Arantes, também reforçou o compromisso com a gestão integrada e a conservação ambiental.

A oficina integra o calendário de ações do Projeto Turismo Rondônia, iniciativa que aposta na valorização do território, na identidade cultural e na organização comunitária como motores para o desenvolvimento turístico sustentável em comunidades tradicionais e ribeirinhas.

A oficina terminou com uma roda de partilhas e o registro de compromissos simples, mas poderosos: a comunidade definiu como próximo passo a formação de um grupo de trabalho dedicado ao turismo, sinalizando que o processo de construção coletiva está apenas começando.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lago do Cuniã ganha impulso para se tornar destino turístico sustentável em Porto Velho

Lago do Cuniã ganha impulso para se tornar destino turístico sustentável em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), e o Sebrae em Rondônia assinaram, na manhã desta

Museu da Madeira-Mamoré reforça preservação da história de Rondônia no Dia Internacional dos Museus

Museu da Madeira-Mamoré reforça preservação da história de Rondônia no Dia Internacional dos Museus

Celebrado em 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus reforça a importância dos espaços dedicados à preservação da memória, da cultura e da histór

Turismo, cultura e memória movimentam a Vila Candelária no Dia Nacional do Guia de Turismo

Turismo, cultura e memória movimentam a Vila Candelária no Dia Nacional do Guia de Turismo

A manhã de ontem, domingo (10), foi marcada por encontros, histórias e conexão com as raízes culturais de Porto Velho na histórica Vila Candelária, lo

Turismo histórico de Rondônia está de portas abertas na região Madeira-Mamoré

Turismo histórico de Rondônia está de portas abertas na região Madeira-Mamoré

O turismo histórico-cultural é um dos pontos fortes da Região Madeira-Mamoré, desde os trilhos da ferrovia ao traçado das linhas telegráficas. Em meio

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)