Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo

Oficina participativa reúne moradores, pesquisadores e órgãos ambientais para construir experiências de turismo sustentável na Reserva Extrativista Lago do Cuniã


Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo - Gente de Opinião

Na quarta-feira (4) de junho em uma manhã marcada por diálogos, partilhas e construção coletiva, moradores da Reserva Extrativista Lago do Cuniã participaram da Oficina Escuta Ativa – Turismo de Base Comunitária, realizada pela equipe do Projeto Turismo Rondônia. A atividade aconteceu na Escola Francisco Braga, reunindo representantes da comunidade, instituições acadêmicas e órgãos ambientais, todos com um objetivo comum: fortalecer a governança comunitária e preparar o território para o turismo sustentável.

A oficina foi muito mais do que uma atividade formativa. Foi um espaço de escuta, planejamento e protagonismo local. Os facilitadores iniciaram com dinâmicas de ambientação e acordos de convivência para garantir um ambiente respeitoso e aberto ao diálogo. Na sequência, os participantes foram convidados a refletir sobre o turismo no Cuniã: suas experiências, desafios e as potencialidades ainda pouco exploradas.

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo - Gente de Opinião

Divididos em grupos, os moradores criaram propostas de roteiros turísticos comunitários, valorizando os atrativos naturais, culturais e históricos da região. As sugestões passaram por trilhas interpretativas, vivências com pescadores locais, atividades de educação ambiental e até rotas de observação de fauna e flora.

Outro momento-chave foi a simulação de conflitos entre prestadores de serviços turísticos. Em um exercício realista, os participantes discutiram estratégias de mediação e resolução de conflitos, reforçando a importância do diálogo comunitário e da construção coletiva de soluções.

O apoio institucional do Sebrae em Rondônia ao evento é peça-chave na consolidação de futuras parcerias e convênios voltados à capacitação, ao fortalecimento da economia local e à estruturação de produtos turísticos de base comunitária. Essa aproximação estratégica busca garantir que os moradores de Cuniã tenham não apenas voz, mas também acesso a ferramentas para transformar o potencial turístico em geração de renda com responsabilidade social e ambiental.

A oficina também abriu espaço para discutir a governança comunitária. Lideranças locais, como representantes da ASMOCUN e da COOPCUNIÃ, participaram ativamente dos debates, propondo ações concretas para ampliar a participação democrática nas decisões sobre o turismo no território.

Projeto Turismo: Governança Comunitária ganha força na Resex Lago do Cuniã com oficina de Turismo - Gente de Opinião

A ação contou com o apoio técnico de pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com a presença dos professores Haroldo de Sá Medeiros e Sandra da Cruz Garcia, além da participação da mestranda Lidiane Bandeira. A parceria com o ICMBio, representado pelo analista ambiental João Arantes, também reforçou o compromisso com a gestão integrada e a conservação ambiental.

A oficina integra o calendário de ações do Projeto Turismo Rondônia, iniciativa que aposta na valorização do território, na identidade cultural e na organização comunitária como motores para o desenvolvimento turístico sustentável em comunidades tradicionais e ribeirinhas.

A oficina terminou com uma roda de partilhas e o registro de compromissos simples, mas poderosos: a comunidade definiu como próximo passo a formação de um grupo de trabalho dedicado ao turismo, sinalizando que o processo de construção coletiva está apenas começando.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento do etnoturismo durante evento em Presidente Médici

Governador Marcos Rocha destaca fortalecimento do etnoturismo durante evento em Presidente Médici

O município de Presidente Médici foi palco, nesta quinta-feira (10), do Conexão Etnoturismo, iniciativa que reuniu representantes de comunidades tra

Festival da Vila Calderita reúne 10 mil pessoas em dois dias de festa

Festival da Vila Calderita reúne 10 mil pessoas em dois dias de festa

A Vila Calderita, localizada a cerca de 45 quilômetros de Porto Velho, com acesso pela Estrada da Penal, atraiu grande público para mais uma grande ce

Festival de Praia de Jacy-Paraná acontece nos dias 13 e 14 de setembro

Festival de Praia de Jacy-Paraná acontece nos dias 13 e 14 de setembro

O distrito de Jaci-Paraná já está em contagem regressiva para mais uma edição do Festival de Praia 2025, que será realizado pela Prefeitura de Porto V

Mulheres na Pesca realiza segunda edição com recorde de participantes em Porto Rolim, município de Alta Floresta/RO

Mulheres na Pesca realiza segunda edição com recorde de participantes em Porto Rolim, município de Alta Floresta/RO

Neste final de semana, o distrito de Porto Rolim, às margens do Rio Guaporé, foi palco de um evento marcado por emoção, amizade e muita pescaria. A

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)