Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Programa Porto Velho Sport Fishing de pesca esportiva é destaque no desenvolvimento do turismo em Rondônia


Pesca Esportiva faz parte da consolidação do turismo em Porto Velho. - Gente de Opinião
Pesca Esportiva faz parte da consolidação do turismo em Porto Velho.

Mais de 800 espécies de peixes vivem no Rio Madeira e são considerados motivadores do trade turístico em Porto Velho, atraindo pessoas de todo o mundo para a prática da pesca esportiva em Rondônia. Como um produto consolidado, com os rios, peixes, empresas e pacotes, o Estado de Rondônia recebeu um recurso de mais de R$ 1 milhão, possibilitando capacitação para agentes de turismo de pesca e sinalização turística nos municípios.

O Programa Porto Velho Sport Fishing contempla quatro opções de roteiros para a pesca esportiva, em Jaci-Paraná, Ilha do Búfalo (na região de Jaci-Paraná), Mutum-Paraná e Rio Jamari em Porto Velho. A capital conta com mais de 74 hotéis, bem como comércio estruturado e aeroporto próximo às áreas de pesca. Junto à bancada federal de deputados, o Estado busca inserir Porto Velho como a única capital nacional de pesca esportiva do Brasil.

No Madeirão, como é conhecido um dos maiores afluentes do Rio Amazonas, foram catalogados pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) mais de 800 espécies de peixe, onde o pescador de qualquer parte do mundo é atraído ao segmento esportivo, que consiste em fisgar o peixe, com a vantagem de ser surpreendido com uma espécie nunca vista pelo turista, motivo que também atrai o público nacional e internacional, registrar por foto o feito e devolver o peixe ao rio, sem intenção de consumo ou comércio.

“Os peixes de rio são atrativos por se tratar de animais de couro, sendo mais difíceis de pescar, onde o pescador compra a emoção de vencer o peixe, registrar e devolvê-lo”, acrescentou o superintendente de turismo (Setur), Gilvan José Pereira Júnior.

Os melhores locais para a pesca esportiva localizam-se no Alto Madeira, na região de Jaci-Paraná, e Baixo Madeira, sendo possível durante os finais de semana, contemplar pessoas praticando o esporte nas margens do rio. O público turístico da pesca circula no estado do Amazonas e na região do Pantanal Mato-Grossense, favorecendo a prática da atividade em Rondônia, com melhor acessibilidade e deslocamento rápido aos locais de pesca, que encontram-se dentro da capital.

Parte do lazer e hobby de muitos admiradores, a pesca esportiva é um segmento muito importante no turismo, por ser procurada por estrangeiros e turistas de outros estados. Em Rondônia, a prática tem grande força também em regiões como o Vale do Guaporé, Porto Rolim, Costa Marques e Guajará-Mirim, segundo o superintendente da Setur, e, agora com maior atenção do Governo do Estado, publicidade e parcerias com diversos órgãos, é possível impulsionar a consolidação do programa.

Entre os parceiros, além dos deputados estaduais, fazem parte o Porto de Porto Velho, a prefeitura da capital, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), Sidiber (Sindicato dos Distribuidores de Bebidas), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem) e Fecomércio (Federação do Comércio de Rondônia).

O turista da pesca esportiva geralmente possui maior disponibilidade de recurso para investimento no segmento. Como resultado, estima-se maior geração de empregos, com a agregação de vários agentes de turismo, movimentação do comércio local, e contratação de serviços de guias turísticos, significando o aumento da economia à capital.

“Inicialmente, a divulgação do programa Sport Fishing deve abarcar todos os municípios do Estado, potencializando como um projeto piloto, onde com a experiência, será possível receber com maturidade turistas de outros estados e países”, explicou o superintendente Gilvan. Além disso, a pesca esportiva se consolida com o desenvolvimento por meio de empresas privadas, que contam com pacotes para pesca, disponibilizando aos clientes turistas: guia de pesca, equipamentos, acessórios, hotel e transporte.

Mais Sobre Turismo Regional

Rondônia - Setur apoia Festival de Turismo de Aventura

Rondônia - Setur apoia Festival de Turismo de Aventura

Com a realização da Associação Cultural Anômade e apoio da Superintendência Estadual de Turismo, Deputado Ezequiel Neiva e Vereador Aleks Palitot, n

Melhores redações irão resgatar potencialidades turísticas em Rondônia

Melhores redações irão resgatar potencialidades turísticas em Rondônia

Em dois dias de reunião, 104 professores de história, dois de cada município rondoniense, participaram em Porto Velho de oficinas de qualificação para

Festival de Praia da Vila Calderita acontecerá nesta sexta-feira

Festival de Praia da Vila Calderita acontecerá nesta sexta-feira

A Prefeitura de Porto Velho, por determinação do prefeito Hildon Chaves, realizará nesta sexta-feira (06), o Festival de Praia da Vila Calderita, loca

Porto Velho - Prefeitura lança a 3° edição do Festival de Praia da Vila Calderita

Porto Velho - Prefeitura lança a 3° edição do Festival de Praia da Vila Calderita

A Prefeitura de Porto Velho, por determinação do prefeito Hildon Chaves, realizou nesta terça-feira (03), o lançamento do Festival de Praia da Vila