Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Escultura de “preguiça-gigante” pré-histórica é um novo ponto turístico na sede do Serviço Geológico do Brasil em Porto Velho

Turma de balet da Praça CEU é a primeira a visitar o local através do projeto Turismo Pedagógico


Escultura retrata o animal da megafauna pré-histórica amazônica - Gente de Opinião
Escultura retrata o animal da megafauna pré-histórica amazônica

A turma de ballet da Praça CEU foi a primeira a participar do Turismo Pedagógico no novo ponto turístico da capital, a escultura que retrata a “Preguiça Gigante” na sede do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A inauguração aconteceu na manhã da última segunda-feira (4), com a participação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

A escultura retrata o animal da megafauna pré-histórica amazônica, cuja descoberta se deu por estudos paleontológicos do SGB, em Vista Alegre do Abunã, onde foram encontradas paleotocas gigantes, abrigos antigos construídos por esses animais. Segundo o SGB, a “preguiça gigante” foi extinta há cerca de 10 mil anos, durante a “Era do Gelo”.

O objetivo do SGB com a escultura é a divulgação científica dos dados da “Era do Gelo” amazônica, bem como da importância das geociências e da preservação do passado para compreender a evolução da fauna amazônica. A obra possui quatro metros de altura e foi esculpida pelo artista rondoniense Bruno Souza, com cimento e ferro, e levou oito meses até ser concluída.

Para a titular da Semdestur, Glayce Bezerra, é um ganho para a população, especialmente para os estudantes, “o turismo pedagógico que já é realizado pela Semdestur ganha um novo ponto a ser explorado, que agrega mais conhecimento e o sentimento de pertencimento para as crianças e jovens”.

A escultura está na sede do Serviço Geológico, localizada na av. Lauro Sodré, 2561, e pode ser vista da avenida Imigrantes, zona Norte da cidade.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fecomércio-RO e Conetur apresentam filme institucional sobre o turismo de Cacoal

Fecomércio-RO e Conetur apresentam filme institucional sobre o turismo de Cacoal

A Fecomércio-RO e o Conselho Empresarial do Turismo de Rondônia, o Conetur, apresentaram em Cacoal um filme institucional voltado à divulgação do tu

Visitantes encontram na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré um espaço de lazer e contemplação

Visitantes encontram na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré um espaço de lazer e contemplação

Todos os dias, no fim da tarde, a rotina de Oris Rodrigues segue um caminho que já virou tradição. Aos 68 anos, a dona de casa e aposentada sai do bai

Turismo da pesca de Rondônia ganha destaque em fórum nacional durante maior feira do setor na América Latina

Turismo da pesca de Rondônia ganha destaque em fórum nacional durante maior feira do setor na América Latina

Rondônia participa do 4º Fórum Nacional do Turismo da Pesca, evento realizado durante a Pesca & Companhia Trade Show 2026, considerada a maior feira

Governo de RO celebra resgate histórico com reabertura do Complexo Memorial Rondon em Porto Velho

Governo de RO celebra resgate histórico com reabertura do Complexo Memorial Rondon em Porto Velho

A solenidade oficial de reabertura do Complexo Memorial Rondon, localizado na histórica região de Santo Antônio, às margens do Rio Madeira em Porto

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)