Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Conheça opções históricas de museus em Porto Velho

O Circuito das Artes e a Rota Ferroviária dão dicas de museus na capital


O Memorial Marechal Rondon, situado na Estrada do Santo Antônio - Gente de Opinião
O Memorial Marechal Rondon, situado na Estrada do Santo Antônio

No próximo sábado (18) é comemorado o Dia do Museu, e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) mobiliza os museus do Brasil a promoverem atividades especiais, nesta que é a 22ª Semana Nacional do Museu.

Os museus, memoriais e centros culturais são parte das opções turísticas de Porto Velho e compõem o Circuito das Artes e a Rota Cultural de “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros”, a campanha de turismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

CIRCUITO DAS ARTES

O Circuito das Artes reúne museus e teatros, espaços dedicados a exposições, espetáculos, poesia, artes plásticas, músicas e muito mais.

O Memorial Marechal Rondon, situado na Estrada do Santo Antônio, 4863 , bairro Triângulo, funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. Em um local histórico, próximo ao antigo marco fronteiriço entre os estados do Amazonas e Mato Grosso, o memorial ilustra a trajetória do marechal Cândido Mariano Rondon, que foi um indigenista, pesquisador e trouxe linhas telegráficas à Amazônia. Todo o legado, além de itens originais e réplicas, estão disponíveis no memorial, que está ao lado da histórica Igreja de Santo Antônio de Pádua e tem vista para a Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

Museu Internacional do Presépio fica dentro da Associação São Tiago MaiorMuseu Internacional do Presépio fica dentro da Associação São Tiago Maior

Na zona Leste de Porto Velho está o Museu Internacional do Presépio, que conta com o maior presépio monumental do Brasil e o segundo do mundo, sendo o primeiro na Itália. O museu fica dentro da Associação São Tiago Maior, na rua Mané Garrincha, 3154, bairro Socialista, e funciona de terça a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 20h. Para mais informações, ligue: (69) 3214-7443 ou (69) 99312-1501, ou acesse o perfil do instagram @museuinternacionalpresepio.

O centro da cidade também conta com vários pontos do Circuito das Artes, como o Centro Cultural e de Documentação Histórica Desembargador Hélio Fonseca, situado na avenida Rogério Weber, 2399, em frente à Praça das Caixas d’Água, funcionando de segunda a sexta, das 10h às 17h. O CCDH conta com documentos da época da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), além de material histórico do Tribunal de Justiça de Rondônia. Atualmente, o CCDH está com a Exposição de Arte “Ser de Fibra”, do artista plástico Jan-Frits Obers, até o próximo dia 23 de maio. Mais informações no Instagram @ccdh_tjro.

O Museu do Complexo da EFMM possui quatro estações que contam com itens históricosO Museu do Complexo da EFMM possui quatro estações que contam com itens históricos


O recém-inaugurado Museu da EFMM, localizado no Complexo Madeira-Mamoré, na avenida Farqhuar, 5, funciona de quarta a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 10h às 16h. Para visitação é necessário retirar o ingresso gratuito no site, seja para visita guiada ou não guiada. O Museu possui quatro estações que contam com itens históricos da construção da ferrovia que deu origem à cidade de Porto Velho, além de obras de arte, fotografias, poesia e itens interativos.

ROTA CULTURAL

Ainda pelo centro da cidade, na Rota Cultural, está a Casa de Cultura Ivan Marrocos, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Ponto imponente próximo à Praça das Três Caixas d’Água, a casa de cultura recebe passeios escolares e visitantes de todo o Brasil. A Casa de Cultura Ivan Marrocos recebe até o dia 31 de maio a exposição de artesanato, no hall de entrada e no Quintal Carambola. A programação do local está sendo divulgada através do instagram @casadacultura.ivanmarrocos.

TURISMO

Além do Circuito das Artes e da Rota Cultural, “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros” possui roteiros de aventura, natureza, balneários, gastronomia, eventos sazonais e muito mais. Acesse www.omelhordepvh.com.br e siga o Instagram @omelhordepvh para saber mais.

O Melhor de PVH é a campanha de fomento ao turismo de Porto Velho, pensada pela Semdestur para despertar o sentimento de pertencimento dos porto-velhenses e apresentar a história e os atrativos naturais para os visitantes.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

1ª Expo Turismo Rondônia 2024 chega para se tornar o maior evento turístico do Estado

1ª Expo Turismo Rondônia 2024 chega para se tornar o maior evento turístico do Estado

Organizada pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, da Superintendência Estadual d

Rondônia impulsiona turismo e pesca esportiva na Amazônia com a 1ª ExpoTurismo

Rondônia impulsiona turismo e pesca esportiva na Amazônia com a 1ª ExpoTurismo

Com o objetivo é promover a integração do setor do estado com a região Norte e o restante do Brasil, gerando novos conhecimentos, negócios sustentáv

30 mil pessoas já visitaram o Complexo Madeira-Mamoré desde a reabertura

30 mil pessoas já visitaram o Complexo Madeira-Mamoré desde a reabertura

Cerca de 30 mil pessoas já visitaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré desde a sua reabertura, no dia 4 de maio último. O espaço, que é o

Museu da Estrada de Ferro recebe visitas de pessoas com deficiência visual

Museu da Estrada de Ferro recebe visitas de pessoas com deficiência visual

Com o compromisso de incluir todas as pessoas nas políticas públicas do município, a Prefeitura de Porto Velho, responsável pela gestão do Museu da Es

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)