Sexta-feira, 8 de julho de 2016 - 05h13
O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, se reuniu com integrantes do Movimento Grito da Terra, que é a principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), com o intuito de discutir e diagnosticar potenciais para o Turismo Rural no Estado.
A modalidade vem crescendo em ritmo acelerado no país e segundo a Organização Mundial do Turismo o segmento tem grande potencial e se calcula que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o turismo rural.
Para Júlio Olivar, as áreas rurais merecem um olhar mais atento, pois oferecem uma gama de vantagens para a economia do estado e com amplas possibilidades de induzir a visitações, atraindo os turistas para as fontes de produção do artesanato, gastronomia, cultura e principalmente o modo de vida no campo.
Os integrantes do Movimento em conjunto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) buscaram o apoio da Setur para identificar e selecionar estes polos para posteriormente trabalhá-los como destinos turísticos, ofertando dia no campo, hospedagem e gastronomia típica.
O superintendente explica que o primeiro passo é conhecer a oferta e em seguida trabalhar com oficinas de qualificação para preparar os produtores para o Turismo Rural, orientando-os quanto as potencialidades e oportunidades de negócios turísticos no meio rural, a condução de turismo, hospedagem e atendimento ao cliente, dentre outras orientações.
“Este segmento funciona como um dínamo na regionalização do turismo uma vez que além de valorizar os valores rurais, amplia a economia regional, e diversifica a oferta turística gerando novas oportunidades de trabalho e agregando valor ao produto primário por meio da verticalização da produção”, enfatizou Júlio.
PACTO - O superintendente propôs um pacto pelo desenvolvimento do turismo rural começando pelo inventário que começará a ser feito em dez propriedades do estado e, em seguida, definição do diagnóstico e o plano estratégico.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo
Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)