Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Projeto da Pesca Esportiva será carro-chefe do Plano Municipal de Turismo da capital


Projeto da Pesca Esportiva será carro-chefe do Plano Municipal de Turismo da capital - Gente de Opinião

O projeto da pesca esportiva “Porto Velho Sport Fishing”, desenvolvido através de uma parceria envolvendo o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE, Sindicato de Bebidas - Sindiber, Governo de Rondônia, Setur, Prefeitura, Semdestur, Sebrae, Assembleia Legislativa de Rondônia e empresários dos setores de pesca e turismo, foi apresentado ao prefeito  Hildon Chaves.

O projeto será o carro chefe do Plano Municipal de Turismo da capital. A decisão foi do prefeito Hildon Chaves durante reunião ocorrida na manhã de quinta-feira 26.04, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Esportivo (Sedes), entre representantes da Fecomécio-RO, Semdestur e Sebrae.

O prefeito gostou da ideia de transformar Porto Velho na capital nacional da pesca esportiva. “É um projeto bem organizado e formado por vários parceiros. Temos hoje um produto que pode atrair o turista de qualquer parte do Mundo”, disse o prefeito. Segundo ele, a partir de Porto Velho esse turista poderá conhecer outros locais de pesca, citando o município de Pimenteiras, no Cone Sul do Estado.

O projeto foi apresentado pelo empresário e presidente do Sindicato das Distribuidoras de Bebidas, Cláudio Hikague, que estava acompanhado do secretário municipal de turismo, Júlio Siqueira, do consultor do Sebrae – Samuel Almeida, e dos representantes da Fecomércio-RO, Gladstone Frota (vice-presidente) e Cileide de Macedo (Consultora da Presidência). Cláudio falou sobre parceiros, custos e as etapas de todo o projeto ao prefeito.

“Porto Velho tem todas as condições para ser a capital da pesca. Nosso rio é logo na frente da cidade, temos imensas variedades de peixe catalogadas por biólogos, e inúmeros locais de pesca. Isso torna a capital com um perfil único de outras localidades que possuem turismo de pesca onde você precisa viajar horas para chegar aos pontos de pesca. Conseguimos atrair muitos parceiros e agora precisamos vender esse projeto lá fora e trazer os turistas pra cá”, comentou.

Cláudio também falou sobre o treinamento e capacitação oferecido gratuitamente para dezenoves condutores de pesca, ministrado pelo Senac, e pelo Sebrae, no mês passado e sobre a recente parceria com o Porto Organizado da capital que cedeu uma rampa para embarque e desembarque dos barcos dos pescadores esportivos. “Nossa próxima etapa será capacitar esses pescadores em auxiliar de convés para que eles possam conduzir pequenas embarcações com os turistas”, explicou.

O secretário de turismo, Júlio Siqueira disse que a parceria que está sendo construída em torno do projeto é fundamental para o desenvolvimento do turismo da capital. Na semana passada, Júlio e sua equipe de técnicos apresentaram na Fecomercio-RO para o Conetur - Conselho Empresarial de Turismo, o Plano Municipal de Turismo que pretende revitalizar vários pontos turísticos da cidade como a estação da Madeira-Mamoré.

Veja Mais

Mais Sobre Turismo

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu nesta terça-feira (22), o II Workshop com Guias: Turismo e C

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em diferentes eixos, princ

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c