Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Prefeitura de Porto Velho é destaque nacional em Turismo


O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Agnaldo Nepomucemo, foi eleito vice-presidente, na Região Norte, da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), durante a reunião que aconteceu nessa semana, em Teresina, no Piauí.

A nomeação coloca a cidade de Porto Velho como destaque nacional na área do turismo e com representatividade expressiva entre os 65 municípios que compõem a Asenditur. “Essa nomeação foi possível devido à participação ativa do nosso município, cumprindo as propostas estabelecidas. Agora vamos reunir todos os secretários de turismo da Região Norte. Iremos traçar metas, a serem realizadas até o final do ano, para a promoção dos destinos turísticos. Estas serão apresentadas em junho, em Foz do Iguaçu-PR”, explica Agnaldo.
 

Programa de Regionalização

O encontro contou com a presença do coordenador do Programa de Regionalização do Turismo-Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo (MTur), Philippe Figueiredo. O MTur está revisando os critérios que formam as 276 Regiões Turísticas do Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro. O objetivo da revisão, que ainda será debatida com outros órgãos do turismo, é efetivar a gestão descentralizada das políticas de turismo no país.

O projeto foi lançado em abril de 2004, para alinhar a política nacional de turismo e estimular a competitividade nos destinos turísticos, além de promover a cooperação e integração entre os municípios.

As ações acontecem por meio da gestão participativa no processo de estruturação, promoção e comercialização de roteiros turísticos, da promoção da desconcentração da oferta turística brasileira e do estímulo a interiorização da atividade e a inclusão de novos destinos nos roteiros já comercializados pelo mercado.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia apresenta potencial da pesca esportiva em feira internacional do setor

Rondônia apresenta potencial da pesca esportiva em feira internacional do setor

Rondônia participou, dos dias 12 a 14 de março, da Pesca & Companhia Trade Show 2026, considerada uma das maiores feiras de pesca esportiva da Amé

Sesc Rondônia divulga calendário de Turismo Social para 2026

Sesc Rondônia divulga calendário de Turismo Social para 2026

 O Sistema Fecomércio, por meio do Turismo Social do Sesc Rondônia, acaba de anunciar o seu aguardado calendário de excursões e passeios para o ano

Cetur intensifica mobilização contra fim da escala 6×1 e alerta para risco de desemprego e aumento de custos

Cetur intensifica mobilização contra fim da escala 6×1 e alerta para risco de desemprego e aumento de custos

O possível fim da escala 6×1 no Brasil, em discussão no Congresso Nacional, mobilizou representantes do trade turístico em reunião do grupo de tra

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

De janeiro a outubro, o Brasil recebeu 7,68 milhões de visitantes estrangeiros e superou o volume de todo o período de 2024, até então o recorde. Pa

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)