Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo

O Adeus do Gigante de Aço


Os sonhos de um avô em cenas reais; um documentário produzido de maneira modesta no interior do Brasil contou uma história centenária para um país gigante e mobilizou a nação pela retomada ferroviária. Memorável Trem de Ferro, a saga da ferrovia SP- RS, um caminho de aço que agoniza lentamente enquanto é engolida pela floresta, saiu das lembranças para ganhar a grande tela.

Com uma trilha sonora concebida exclusivamente para a obra, Memorável Trem de Ferro passou por mais de 80 cidades do RS, SC, PR e SP, atraindo 100 mil expectadores. Percorreu 26 estados e o Distrito Federal em 500 cineclubes e centenas de exibições. Exibido em mais de 120 canais em todo o país, fez sucesso em emissoras como a TV Senado, Rede Brasil, TV Aparecida, TV Século 21, Canal do Boi, Canal Terra Viva, NBR, e Cine Brasil.

No próximo fim de semana, o filme que atende ao pedido de um avô gaúcho, feito ao neto sonhador, tem suas últimas exibições nacionais: No sábado, dia 15 de duas grandes redes se unem para levar ao ar essa emocionante obra. Tuto começa às 11:00 da manhã com a Rede Vida, a maior rede católica do pais. A noite de gala fica por conta da Paraná Educativa, que leva ao ar a atração as 22:30 em sua programação documental. Espaço nobre que tem sua reapresentação especial às 11:15 da manhã de domingo, dia 16 novamente na Paraná Educativa. O Trem de Ferro promete fazer paradas em outros 14 países pela TAL – TV América Latina, além de outros 80 países pela TV Brasil Internacional.

Certificado pela Ancine – Agência Nacional do Cinema, premiado em festivais, Memorável rendeu homenagens no carnaval da capital catarinense, garantiu títulos honoríficos, além de citações ao seus diretores no Senado Federal.

O filme do gênero documentário, primeiro média metragem catarinense rodado em película digital, lançado em Blu Ray, revolucionou uma história que se passa em quatro estados do país, contados em apenas 52 minutos: Uma desafiante viagem dos documentaristas Vilmar Miguel Sartori e Ernoy Mattiello pelo mundo à vapor que alcançou números astronômicos em sua divulgação. Um fenômeno para uma produção de parcos recursos em que o resultado final surpreendeu a todos.

Paisagem de nostalgias e recordações misturadas a modernidade; a história de uma das principais ferrovias do mundo saiu dos livros e do imaginário popular para ganhar a grande tela, resgatando a história de um dos mais audaciosos empreendimentos da construção ferroviária mundial.

Inaugurada em Outubro de 1910, pela Brazil Railway Company, empresa do conglomerado Farquhar, a ferrovia que motivou a Guerra do Contestado e povoamento do interior catarinense se despede do universo de memorável para abrir espaço para uma nova saga em 2013. O 1º Assalto ao Trem Pagador e a Batalha do Contestado, histórias que começam a ser reveladas em Fevereiro do próximo ano.

Enquanto as novas produções não chegam às telas, o clima de despedida de Memorável Trem de Ferro promete compor o espaço de sentimentalismo que envolve as mais instigantes memórias do traçado ferroviário nacional, que além de recompor o legado histórico, instiga autoridades a retomada aos projetos ferroviários no Brasil.


Fonte: Ernoy Luiz Mattiello – Diretor Geral Memorável Trem de Ferro Film / Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP

Mais Sobre Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 ci