Segunda-feira, 19 de novembro de 2012 - 18h15
A II Expedição Interoceânica ‘Do Atlântico ao Pacífico’, que partiu do Porto de Santos-SP no dia 15 de novembro e seguirá até Matarani, cidade portuária banhada pelo Oceano Pacífico, na costa sul do Peru, chega a Ouro Preto do Oeste na manhã desta terça-feira, dia 20.
Em Ouro Preto do Oeste, a recepção à comitiva que saiu do oceano Atlântico e vai até o Pacifico será no Gabinete do prefeito Alex Testoni. A equipe do Gabinete do deputado estadual Jaques Testoni prepara atividades que começa na cidade e vai ao parque do morro Chico Mendes. Autoridades, e os clubes de voo livre e de motocross recepcionarão a comitiva da Expedição.
Um balão, com altura de prédio de dez andares, integra a comitiva, foi erguido em São Paulo e será içado nesta segunda-feira, na praça Barão do Rio Branco, em Cáceres, no Mato Grosso. A ação é da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) com as secretarias estaduais de turismo de cinco estados, incluindo Rondônia.
Várias autoridades estão presentes na comitiva, entre elas: a secretária de Turismo e Lazer do Acre, Ilmara Rodrigues Lima, o embaixador do Peru no Brasil Jorge Bayona e o cônsul do Peru no Acre e Rondônia, Jesus Carranza, com os organizadores da Expedição, Oswaldo Xavier Dias e o balonista Cassiano Marques. Em Santos, os participantes encheram um reservatório de água do Oceano Atlântico para ser levado e despejado no Pacífico, no porto de Matarani, no dia 27. O ato simbolizará a união dos dois oceanos por meio da 2ª Expedição Interoceânica.
No total de 150 motociclistas que saíram de Santos a expedição passará por Ouro Preto do Oeste com aproximadamente 20 motociclistas que irão até Matarani no Peru, passando por cinco Estados brasileiros – Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo, percorrendo por municípios dos dois países pela rodovia interoceânica.
A expedição tem o objetivo de promover a integração dos países envolvidos, mostrando sua viabilidade logística e turística, cruzando do leste a oeste do continente sul-americano, com destaque para o percurso pela BR-364, BR-317 e Carretera Interoceânica – estrada recentemente concluída que interliga o Brasil ao Peru.
A realização da expedição é do Grupo Star e do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer. A organização e a promoção turística são da EME Amazônia, com apoio de várias prefeituras, como a de Ouro Preto do Oeste, a de Santos, de São Paulo, Araçatuba, Campo Grande, Coxim, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Cáceres, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Porto Velho e Rio Branco. A expedição chega a Rio branco no dia 23, no Palácio Rio Branco, e de lá segue para Brasiléia e Peru.
Fonte: Rafaela Schuindt MTB/RO 977
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da