Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Grupo Gestor de Turismo decide sobre plano municipal


O secretário da Semdestur Agnaldo Nepomuceno se reuniu na última semana com representantes da coordenadoria municipal de Turismo, instituições como CBV, Abrasel, Setur, Abav, Sindhotel, Sebrae, Senac, Semcet, Abih e Fimca, para discutir o Plano de Turismo da cidade de Porto velho.

Na oportunidade o secretario informou que em reunião com o prefeito Roberto Sobrinho teve oportunidade de apresentar o plano e argumentar sobre a necessidade de se colocar em prática, o mais rápido possível, porém para isso é preciso transformar o projeto em lei.

Todas as instituições, que estiveram presentes na reunião observaram os mínimos detalhes do projeto e fizeram algumas alterações para que o mesmo seja encaminhado à câmara dos vereadores.

Um dos artigos do Plano diz que deverá ser atualizado a cada dois anos pela Semdestur e feito um novo plano a cada quatro anos. Outro artigo importante fala das metas a serem alcançadas de trezentos mil turistas até 2020 em Porto velho. O plano visa mostrar a cidade de Porto Velho para Rondônia/Brasil/Mundo. Hoje o setor de turismo em Porto Velho está se adequando para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos turistas que vem a cidade.

Planejamento e Gestão

O Plano de Turismo é um instrumento de planejamento e gestão que coloca o turismo como indutor do desenvolvimento e da geração de emprego e da cidade. O Plano é fruto do consenso de todos os segmentos turísticos envolvidos no objetivo comum de transformar a atividade em um importante mecanismo de melhoria de Porto velho e fazer do turismo um importante indutor da inclusão social. Uma inclusão que pode ser alcançada por duas vias: a da produção, por meio da criação de novos postos de trabalho, ocupação e renda, e a do consumo, com a absorção de novos turistas no mercado interno.

O Plano de Turismo realiza o compromisso de apresentar Porto Velho ao País, de forma consolidada e sistemática, a Política Nacional de Turismo. O fortalecimento do mercado interno vai permitir que seja gerado milhares de empregos no setor, além de aumentar o número de viagens no mercado interno. Os investimentos em infra-estrutura e qualificação profissional vão permitir a organização dos destinos turísticos, distribuídos na região. O Plano também traduz as contribuições do turismo ao Programa de Aceleração do Crescimento para o município, alinhando as suas respectivas ações.


Guia

A coordenadoria municipal de Turismo mostrou aos presentes o novo aplicativo gratuito que será lançado em breve, que é um guia completo de Porto Velho que estará ao alcance de um toque. O aplicativo guia Porto Velho fornecerá informações sobre os principais pontos turísticos, hotéis, restaurantes, bares, entretenimento e muito mais que serão disponibilizados em Iphones e Andróides, através do endereço: www.caiena.net/mobile/porto-velho

Fonte: Jean Carla

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)