Porto Velho (RO) sábado, 16 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Conetur trabalhau pela ampliação da malha aérea de RO


 Conetur trabalhau pela ampliação da malha aérea de RO - Gente de Opinião
Reunião em Brasília com a presença de representantes do Conetur e da Fecomércio-RO e a entrega de um relatório ao ministro Maurício Quintella, dos Transportes, sobre a necessidade do alfandegamento do aeroporto internacional de Porto Velho e melhoria da infraestrutura dos aeroportos nos municípios.

Uma das bandeiras que o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Rondônia – Conetur - defende para impulsionar o turismo no Estado e os negócios internacionais, especialmente com os países andinos, é o alfandegamento do aeroporto Jorge Teixeira, de Porto Velho – para cargas e passageiros - e a melhoria da infraestrutura dos aeroportos do interior (Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena).

O alfandegamento do aeroporto o habilita a abertura de voos internacionais, estratégia fundamental para o aquecimento do comércio exterior e do turismo de negócios, especialmente. A melhoria dos aeroportos do interior também garante a ampliação da malha aérea de Rondônia e também o consequente barateamento das tarifas.

Os investimentos para alfandegar o aeroporto internacional Jorge Teixeira chegam a quase R$ 7 milhões. O presidente do Conetur e do Sistema Fecomércio-RO, Raniery Coelho, acredita que só com uma mobilização forte da classe política do Estado, Governo Estadual e bancada federal, é possível concretizar essa ação.

Em 2016 a presidência do Conetur trabalhou fortemente junto à bancada federal, Receita Federal, Infraero e Governo do Estado para viabilizar esses recursos. "Vamos continuar persistindo. Mostrando o quanto o alfandegamento do aeroporto de Porto Velho e a melhoria dos aeroportos do interior são importantes para o aquecimento do turismo e dos negócios em Rondônia", enfatiza.

Segundo Raniery, as autoridades se mostraram sensíveis a essa demanda. Para 2017, o clima é de otimismo. "Demos o primeiro passo na sensibilização dos nossos representantes políticos. Para esse ano, estamos bastante esperançosos de colhermos os frutos desse trabalho. Nosso Estado precisa desse aporte para a ampliação da sua malha aérea e, consequentemente, dos negócios e da economia. Estamos geograficamente em posição privilegiada, propícia para a expansão do comércio e do turismo", afirmou.

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu