Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Conetur trabalhau pela ampliação da malha aérea de RO


 Conetur trabalhau pela ampliação da malha aérea de RO - Gente de Opinião
Reunião em Brasília com a presença de representantes do Conetur e da Fecomércio-RO e a entrega de um relatório ao ministro Maurício Quintella, dos Transportes, sobre a necessidade do alfandegamento do aeroporto internacional de Porto Velho e melhoria da infraestrutura dos aeroportos nos municípios.

Uma das bandeiras que o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Rondônia – Conetur - defende para impulsionar o turismo no Estado e os negócios internacionais, especialmente com os países andinos, é o alfandegamento do aeroporto Jorge Teixeira, de Porto Velho – para cargas e passageiros - e a melhoria da infraestrutura dos aeroportos do interior (Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena).

O alfandegamento do aeroporto o habilita a abertura de voos internacionais, estratégia fundamental para o aquecimento do comércio exterior e do turismo de negócios, especialmente. A melhoria dos aeroportos do interior também garante a ampliação da malha aérea de Rondônia e também o consequente barateamento das tarifas.

Os investimentos para alfandegar o aeroporto internacional Jorge Teixeira chegam a quase R$ 7 milhões. O presidente do Conetur e do Sistema Fecomércio-RO, Raniery Coelho, acredita que só com uma mobilização forte da classe política do Estado, Governo Estadual e bancada federal, é possível concretizar essa ação.

Em 2016 a presidência do Conetur trabalhou fortemente junto à bancada federal, Receita Federal, Infraero e Governo do Estado para viabilizar esses recursos. "Vamos continuar persistindo. Mostrando o quanto o alfandegamento do aeroporto de Porto Velho e a melhoria dos aeroportos do interior são importantes para o aquecimento do turismo e dos negócios em Rondônia", enfatiza.

Segundo Raniery, as autoridades se mostraram sensíveis a essa demanda. Para 2017, o clima é de otimismo. "Demos o primeiro passo na sensibilização dos nossos representantes políticos. Para esse ano, estamos bastante esperançosos de colhermos os frutos desse trabalho. Nosso Estado precisa desse aporte para a ampliação da sua malha aérea e, consequentemente, dos negócios e da economia. Estamos geograficamente em posição privilegiada, propícia para a expansão do comércio e do turismo", afirmou.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Turismo (Comtur), presidido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve sua primeira reunião ordinária de 2

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O minis

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)