Porto Velho (RO) sábado, 23 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Brasil quer aumentar número de turistas holandeses


Sabrina Craide
 Agência Brasil*

Amsterdã - O número de turistas holandeses que visitam o Brasil caiu nos últimos anos e chegou a 73,1 mil em 2012. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) quer mudar esse quadro e incentivar a entrada de holandeses no Brasil, especialmente no ano que vem, quando o país sediará a Copa do Mundo.

“A Holanda é um país que está classificado, é um país apaixonado por futebol tanto quanto os brasileiros, a gente sente isso por parte dos holandeses”, disse o diretor de Administração e Finanças da Embratur, Tufi Michreff, à Agência Brasil. A Embratur promove hoje (13), na capital holandesa, o evento Goal To Brasil – Encontros Brasileiros, com o objetivo de diversificar a oferta do turismo do Brasil na Holanda e proporcionar oportunidades de negócios entre os dois países.

“As ações que vamos fazer aqui, com este evento, mostrando outras opções de destino e lazer, ecoturismo, cultura, gastronomia, permite uma aproximação maior com o mercado e potencializa nossa possibilidade de crescimento, de entrada de holandeses no Brasil”, disse Michreff.

Ele avalia que uma das razões para a queda do número de turistas holandeses pode ser a falta de voos diretos entre os dois países e a concorrência de outros mercados. Na reunião de amanhã, três companhias aéreas participarão das rodadas de negócios, o que poder ajudar a melhorar o cenário.

“Já estamos trabalhando no Brasil para monitorar preços de passagens aéreas, de hotéis, para que o país não seja conhecido como um destino caro e vender uma imagem positiva”. Além disso, a crise econômica que afetou a Europa impactou na redução do número de turistas que viajaram ao Brasil.

Outra ação da Embratur para incrementar a ida de holandeses ao Brasil é a abertura dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT) em Amsterdã para aproximar os agentes de turismo do mercado. “Por ser um mercado prioritário para a gente, também vai ser um fator que possibilitará enormemente o crescimento dessa demanda turística”, ressaltou o diretor da Embratur. O EBT também poderá retomar a captação de novos voos charter, o que pode ter contribuído para a redução do número de turistas no Brasil desde 2005.

Segundo Michreff, uma das preocupações dos holandeses em relação ao Brasil está relacionada à capacidade do país em promover os grandes eventos. “Mas a gente tem mostrado que estamos conseguindo cumprir todas as nossas metas, os objetivos traçados, a entrega dos estádios, as obras de infraestrutura e os investimentos em segurança”, diz, lembrando que o Brasil sediou recentemente a Jornada Mundial da Juventude sem nenhum incidente grave.

*A repórter viajou a convite da Embratur

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu