Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sérgio Mello

PROFESSORA SANDRA CASTIEL É ENTREVISTADA NO PAPO NEWS DESTA SEMANA


 

A professora, escritora e mestre em Educação e Cultura Contemporânea e membro da Academia de Letras de Rondônia, Sandra Castiel, é a entrevistada do jornalista Sérgio Mello no Papo News desta semana.PROFESSORA SANDRA CASTIEL É ENTREVISTADA NO PAPO NEWS DESTA SEMANA - Gente de Opinião

Natural de Porto Velho, casada com o advogado Dilson Machado e mãe do médico endocrinologista Demétrius Castiel Fernandes, Sandra Castiel atuou por longos anos nas escolas públicas de Porto Velho, dando aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Durante oito anos, trabalhou na Divisão de Cultura do Instituo Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, onde promoveu eventos folclóricos e criou um grupo de teatro de alunos cegos e de baixa visão.

Na conversa com Sérgio Mello ela rememora a trajetória de seus pais, Raphael Jayme Castiel  e Marise Castiel, que vieram de Belém para Porto Velho em 1947. Depois, fala rapidamente sobre sua história de vida, dedicando em seguida dois blocos do programa ao seu mais novo livro, que será lançado na noite desta sexta-feira na Casa da Cultura Ivan Marrocos: “Professora Marise Castiel – Rondônia: Educação, Cultura, Política”.

A obra, dividida em cinco capítulos, é fruto de um exaustivo trabalho de pesquisa junto a várias pessoas que conviveram profissional ou socialmente com dona Marise Castiel, especialmente na capital e em Guajará Mirim. A pesquisa foi desenvolvida “sem qualquer apoio e sem nenhuma estrutura, inclusive por causa da inexistência de dados e fontes consolidadas de informações sobre todo o período de território Federal do Guaporé/Rondônia”.

Ilustrada com várias fotos do seu acervo pessoal, a entrevista é imperdível para quem conheceu ou pretende conhecer em detalhes a história de Marise Castiel, verdadeira pioneira da educação, da politica e da cultura de Rondônia, bem como o ambiente histórico e geográfico nos quais os fatos se desenrolaram.

Assista abaixo, o Papo News com a professora Marise Castiel - Apoio cultural da Santo Antônio Energia.

Duração: 53 minutos e 21 segundos | Visualizações: 165

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sérgio Mello

QUEIMAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EM GARIMPOS ILEGAIS:   FICOU SÓ NA PROMESSA QUE ESSA EXCRESCÊNCIA ACABARIA?

QUEIMAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EM GARIMPOS ILEGAIS: FICOU SÓ NA PROMESSA QUE ESSA EXCRESCÊNCIA ACABARIA?

“Quando eu for eleito Presidente, vai acabar esse negócio da polícia invadir os locais onde tem gente trabalhando e queimar máquinas, destruir equipam

SAUDADES DE SÉRGIO MELLO

SAUDADES DE SÉRGIO MELLO

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Sérgio mello simplicidade Fonte: Fernando luiz m