Quinta-feira, 30 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

MPRO se reúne com representantes do Governo do Estado de Rondônia para tratar da segurança pública da Capital


MPRO se reúne com representantes do Governo do Estado de Rondônia para tratar da segurança pública da Capital - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) apresentou ao Governo do Estado uma série de demandas na área da Segurança Pública da Capital durante uma reunião conjunta nesta segunda-feira (25/3), em Porto Velho.

O diálogo de todos os envolvidos se dirigiu para o ponto comum de que a situação merece abordagem estratégica para atender o interesse público, garantindo o êxito da atividade fim das forças policiais que é prestar segurança à população.

A responsável pela Curadoria de Segurança Pública no MPRO, Promotora de Justiça Alba da Silva Lima, presidiu a reunião, que também foi acompanhada pelo Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, representando a Procuradoria-Geral de Justiça. Compareceram ainda os Promotores de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, Tâmera Padoin Marques Marin e Yara Travalon, que atuam em áreas que convergem diretamente no sistema de segurança, como no combate e prevenção de crimes contra crianças e mulheres, por exemplo.

Por parte do Governo de Rondônia, estiveram presentes o Secretário-Chefe da Casa Civil, José Gonçalves da Silva Júnior; o Diretor-Executivo da Casa Civil Paulo Roberto Gomes da Costa; o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Coronel BM Felipe Bernardo Vital; o Secretário-Adjunto da SESDEC, Del. Hélio Gomes Ferreira; o Diretor-Executivo da SESDEC, Paulo Henrique Barbosa e o Assessor Técnico Institucional da SESDEC, Rafael Mota Brito, que demonstraram interesse em atender as questões debatidas.

Foram destacadas questões estruturais de Unidades Integradas de Segurança Pública (UNISP), o funcionamento da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher e Família (DEAM), o fluxo administrativo, transparência e governabilidade e questões relacionadas ao atendimento ao público.

Após apresentação formal das demandas, foi definido que em um prazo de 20 dias o Governo Estadual apontará ao MPRO os pontos que podem ser resolvidos, a curto, médio e a longo prazo sem prejuízo de elaboração de um plano de ação que já vem sendo debatido no âmbito da Secretaria de Segurança.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Nós vamos vencer o crime”, diz Marcos Rocha ao confirmar maior repressão contra organizações criminosas

“Nós vamos vencer o crime”, diz Marcos Rocha ao confirmar maior repressão contra organizações criminosas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou nesta terça-feira (28), mais um Batalhão de elite da Polícia Militar (PMRO) com foco no combate e

Forças policiais apreenderam armas e mais uma tonelada de droga, nos quatro primeiros meses de 2024, em RO

Forças policiais apreenderam armas e mais uma tonelada de droga, nos quatro primeiros meses de 2024, em RO

As ações operacionais desencadeadas pelas forças policiais de Rondônia têm atuado com mais rigor no combate à criminalidade, evidenciando as medidas

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)