Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Volume alto do fone de ouvido pode causar surdez, alerta entidade



Antonio Trindade
Agência Brasil

Brasília - Nos ônibus, nas ruas, em casa e até na escola é cada vez mais comum ver crianças, jovens ou adultos com fones de ouvido escutando música. No Dia da Audição, comemorado amanhã (10), a Sociedade Brasileira de Otologia faz um alerta para quem exagera no hábito: ele pode causar surdez.

Para conscientizar os jovens, a entidade vai distribuir nas escolas da rede pública e particular do estado de São Paulo informativos sobre os prejuízos do uso prolongado dos aparelhos portáteis de música.

A professora de Letras Andréia Barbosa Mendes mora em Brasília e não passa mais de 45 minutos por dia com fone de ouvido. Ela toma cuidado para não deixar o volume do aparelho de MP3 muito alto, mas explica que nem sempre isso é possível. “No metrô, por exemplo, eu aumento o volume por causa do barulho ambiente”, admite.

“Quando o som do aparelho compete com o som ambiente, é melhor evitar usá-lo”, aconselha a otorrinolaringologista Alessandra Zanoni, da Sociedade Brasileira de Otologia. “O barulho do trânsito, por exemplo, chega a 90 decibéis. A longo prazo, escutar música alta na rua pode prejudicar o ouvido”, alerta a médica.

A potência dos aparelhos portáteis de música pode chegar a 120 decibéis, o equivalente à potência de uma turbina de um avião na decolagem.

Dados do Grupo de Estudo de Zumbido do Hospital das Clínicas de São Paulo apontam que 35% dos casos diagnosticados de problemas auditivos se devem à exposição prolongada a sons lesivos, que podem ser produzidos por aparelhos portáteis de música, como tocadores MP3 e os antigos discmans e walkmans.

O primeiro sinal de problema costuma ser um zumbido no ouvido. Cerca de 25 milhões de brasileiros apresentam esse sintoma, mas só 15% procuram ajuda médica.

A perda de audição é irreversível. Por isso, a dica é não exagerar. O ideal é deixar o volume na metade da potência. Se as pessoas ao redor escutam o som que sai do fone de ouvido, o ideal é diminuir o volume do aparelho. Os médicos aconselham a não usar aparelhos de fones de ouvido por mais de três ou quatro horas por dia. Quando perceber alguma alteração no ouvido, a pessoa deve procurar um médico.

 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

As Fiscalizações Permanentes na Saúde realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia tiveram como foco, neste domingo (13/7), hospitais pú

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em diversas unidad

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)