Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia fortalece a relação médico-paciente, diz Viriato Moura

Renomado ortopedista diz que atendimento médico humanizado é imprescindível


VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia fortalece a relação  médico-paciente, diz Viriato Moura - Gente de Opinião

Saber medicina é apenas uma parte exigida de um médico. É fundamental se aprofundar no conhecimento também do aspecto psicológico e emocional do paciente. Este é o ponto de vista do médico Viriato Moura, atuante há 40 anos e especialista em ortopedia, traumatologia, medicina do esporte, medicina do trabalho e diretor-presidente do Hospital Central, uma das instituições apoiadoras do VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia.

 

“O incrível”, continua Viriato, “é que as faculdades de Medicina não têm a disciplina Psicologia na grade curricular. O profissional desta área precisa ser não apenas bem formado, mas melhor informado. O emocional é importante. Médico deve exercer sua profissão com paciência. O médico não pode ser um bom profissional apenas tecnicamente. Toda vez que há judicialização de uma questão médica ficam sequelas que  põe em cheque a credibilidade indispensável para que o profissional exerça bem a medicina”, argumenta.

 

Moura enaltece e parabeniza o advogado Cândido Ocampo pela iniciativa de realizar o encontro e por sua militância nesta área. “Eventos como este, afirma o médico, contribuem sobremaneira para a classe médica e para a população. Ocampo cumpre seu papel e realiza um trabalho profícuo e competente ao convidar profissionais da maior relevância para falar de temas que dizem respeito à relação médico-paciente”, reitera Viriato Moura.

 

O Encontro de Direito Médico de Rondônia, que chega ainda mais robusto à sua oitava edição, vaiz trazer informações sobre importantes questões para o desenvolvimento do conceito da medicina defensiva. “A intenção não é proteger, mas orientar o médico, que deve registrar e documentar tudo relacionado ao paciente. Todas as informações e condutas devem ser descritas e, de preferência, registrar também a confirmação do paciente. É deste relacionamento que nasce a maioria dos problemas”, disse o ortopedista.

 

Destacando a importância do atendimento humanizado, o ortopedista finaliza citando frase do médico italiano Augusto Murri – “Se puderes curar, cura. Se puderes aliviar, alivia. Se não puderes curar e aliviar, consola”. Os médicos deveriam levar este axioma até o final. Quando não puder fazer mais nada pelo paciente, então, console-o.

 

Para o coordenador do evento, advogado Cândido Ocampo, o objetivo é continuar contribuindo para o crescimento - com qualidade - dos serviços de saúde no estado, trazendo à pauta informações pertinentes e esclarecimentos a todos os envolvidos, principalmente no que se refere aos reflexos éticos e jurídicos da relação médico-paciente.

  

O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia acontece dia 16 de agosto (sexta-feira), no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, e terá como palestrantes a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça; o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), jurista Raul Canal. Como palestrantes locais, o desembargador Raduan Miguel Filho, do Tribunal de Justiça de Rondônia; e o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremero), Spencer Vaiciunas.

 

O patrocínio é do Hospital Central de Porto Velho; Instituto São Pelegrino; Hospcor e Unimed Porto Velho. O apoio é do Tribunal de Justiça de Rondônia; da Associação Nacional de Direito Médico e Bioética (Anadem); do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero); e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia.


Mais informações e inscrição: www.direitomedicorondonia.com

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)