Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia

Presidente do Cremero vai abordar os aspectos legais e éticos da publicidade médica


Doutor Spencer Vaiciunas - Gente de Opinião
Doutor Spencer Vaiciunas

Porto Velho -“Abrir temas pertinentes aos profissionais de medicina, como os aspectos legais e éticos da publicidade médica, enriquece a troca de idéias. E como o VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia também vai receber acadêmicos de medicina e de direito, a discussão vai se tornar mais abrangente, enriquecedora e dinâmica. Quanto mais democrático o debate sobre esse tema - e outros de igual relevância - mais amadurecido fica o assunto em discussão, principalmente pela amplitude do evento”. A afirmação é do presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremero), doutor Spencer Vaiciunas, um dos palestrantes do VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, realizado pelo Escritório Cândido Ocampo Advogados Associados. Profissional atuante e líder da classe, o médico não poupa elogios à iniciativa e destaca a importância do evento, que ele denomina pertinente. “O encontro vem numa hora oportuna porque o Direito Médico é uma área que está crescendo e vemos com bons olhos um evento que traz orientações e esclarecimentos”, diz Vaiciunas. 

Como palestrante, doutor Vaiciunas vai abordar os aspectos legais e éticos da publicidade médica, um tema relevante e atual. “A classe médica tem que observar com mais interesse os limites da publicidade impostos pelo seu Código de Ética, para que se evite a mercantilização desta área, que, diferente de uma relação de consumo crua e simples, tem suas peculiaridades, envolve vidas, bens imensuráveis e responsabilidade ímpar”, explica.   

“Defendo o debate como algo fundamental. Claro que cada profissional tem suas ideias e opiniões, mas ao colocar um grupo debatendo, o resultado sempre será positivo. Através de eventos como o Encontro de Direito Médico de Rondônia conseguimos levar conhecimento, informação e esclarecimentos”, disse o presidente do Cremero. 

O CRM, há anos, realiza campanha educativa através de orientações direcionadas aos médicos com o objetivo de evitar a publicidade sensacionalista, autopromocional e desleal, bem como os erros médicos.  “A Corregedoria do Conselho atua à medida que chegam as denúncias, quando então é instaurada sindicância para apurar os fatos e assim averiguar se tem infração ética ou não. Se não houver infração, o procedimento é arquivado. Caso contrário, se houver, será aberto um processo ético-profissional. Quando não há infração ética grave, sem mortes ou danos efetivos ao paciente, inicialmente o Conselho tenta fazer essa parte educativa, chamando o médico e orientando-o”, argumenta. 

O médico pontua que, “em virtude desta campanha educativa, as denúncias, na maioria das vezes, se reportam a casos mais simples, leves. Por isso, as penalidades aos médicos estão diminuindo. Recebemos as denúncias e observamos que tratam de casos menos graves”, comenta. 

Vaisciunas se diz honrado com o convite para participar do evento e parabeniza a iniciativa do advogado Cândido Ocampo, que realiza este encontro há vários anos, sempre focado na área acadêmica e nos profissionais que já atuam na área médica. 

O coordenador do evento, Cândido Ocampo, compreende a realização deste VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia como o início de uma nova fase, tendo como ponto alto a motivação capaz de suscitar nos atuais e futuros profissionais das áreas médica e jurídica a consciência da importância social das atividades que desenvolvem ou que irão desenvolver. “Estamos dando nossa contribuição ao debate e a melhoria da prestação dos relevantes serviços médicos e jurídicos". 

O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, realizado pelo escritório Cândido Ocampo Advogados Associados, está programado para o dia 16 de agosto (próxima sexta-feira), a partir das 14h, no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, e conta com o patrocínio do Hospital Central de Porto Velho, Instituto São Pelegrino, Hospcor e Unimed Porto Velho; e o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, da Associação Nacional de Direito Médico e Bioética (Anadem), do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Com o objetivo de atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos, para correções de falhas de consolidações por traumas, o Govern

TCE cobra providências para falta de médicos em UTI neonatal do HB

TCE cobra providências para falta de médicos em UTI neonatal do HB

Após denúncia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) confirmou a ausência de médicos para atender a unidade de tratamento intensivo (U

Nova fiscalização do TCE identifica falta de plantonistas no João Paulo II

Nova fiscalização do TCE identifica falta de plantonistas no João Paulo II

Em nova fiscalização, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) identificou a falta de plantonistas para o atendimento à população no Hosp

Prefeitura de Porto Velho investe na qualificação profissional com foco em melhorias dos serviços prestados à população

Prefeitura de Porto Velho investe na qualificação profissional com foco em melhorias dos serviços prestados à população

A capacitação profissional é o ato de ampliar e aperfeiçoar os conhecimentos e serviços prestados. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)