Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinação contra a pólio vai mobilizar mil servidores



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que ocorre neste sábado em todo o País, foi lançada em Porto Velho nesta sexta feira pela manhã, em cerimônia promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na Escola Municipal Meu Pequeno Jones, no bairro Conquista. Cerca de 50 crianças receberam antecipadamente a dose da vacina, que previne a paralisia infantil, doença já erradicada do Brasil há 20 anos.

Além de ganharem lanche e suco, as crianças puderam se divertir com a presença do Zé Gotinha e do palhaço Katolé. O secretário Municipal de Saúde, Williames Pimentel, destacou o empenho das cerca de mil pessoas que estarão envolvidas durante o sábado na campanha, em 120 postos de vacinação abertos ao público. Além de servidores da prefeitura, também foram mobilizados funcionários da secretaria de Saúde do Estado e voluntários, como estagiários de cursos superiores ligados à Saúde.

Todas as crianças de zero a cinco anos precisam ser vacinadas. A imunização contra a poliomielite é feita via oral com duas gotinhas e não dói. “Vacinar é um ato de amor”, salientou o secretário, que exaltou a contribuição de Porto Velho para que a doença continue erradicada no País. A secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, fez questão de participar da cerimônia, e lembrou da importância de se atingir 35 mil crianças neste sábado com a campanha.

Além de Williames e Fátima, também participaram da abertura o representante da secretaria Estadual de Saúde, Belgrano Cavalcante, a coordenadora do setor de imunização no Estado, Lucilene Monteiro, a diretora da escola Meu Pequeno Jones, Josefina Santana e a chefe do setor de imunização da Semusa, Luzanira Moraes.

Além das 19 unidades de saúde espalhadas pela cidade, a vacinação também estará sendo feita em escolas, farmácias, creches, igrejas e associações de moradores, das 8h às 17h30. É necessário levar um documento e a carteirinha de vacinação da criança.

Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Medeiros

Mais Sobre Saúde

Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip

Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip

O Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, em Rondônia, é referência em saúde para o tratamento hospitalar da Covid-19, em casos que demandem in