Domingo, 22 de abril de 2012 - 09h03
Um pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), câmpus de Araraquara, desenvolveu uma formulação com base na nanotecnologia para combater o envelhecimento da pele. Em testes em animais e humanos, a formulação comprovou ser eficaz no combate às rugas, sem risco de irritação da pele.
“A formulação contém cristais líquidos obtidos a partir de silicones com gotículas na ordem de nanômetros, que são capazes de penetrar nas camadas mais internas da epiderme e controlar a velocidade com que o princípio ativo será liberado”, explica Marlus Chorilli, professor da FCF que desenvolveu o sistema nanotecnológico em seu doutorado, realizado no câmpus de Araraquara, sob orientação da professora Maria Virgínia Scarpa. Para se ter uma ideia, 1 nanômetro corresponde a 1 milímetro dividido por 1 milhão de vezes.
O sistema contém nanoestruturas de silicone que transportam uma das substâncias mais utilizadas nos cremes anti-idade do mercado, o palmitato de retinol. De acordo com Chorilli, o nanossistema pode melhorar a estabilidade e eficácia do retinol, que é uma substância sensível à degradação do ambiente.
Em testes realizados em coelhos, o professor verificou que a formulação não causou irritação cutânea. Além disso, a formulação aumentou o número de fibroblastos - células capazes de produzir mais fibras colágenas e elásticas, as grandes responsáveis por dar firmeza e tônus à pele.
Em seguida, Chorilli avaliou a eficácia da formulação na pele de 32 mulheres com idade entre 30 e 45 anos. As voluntárias aplicaram a formulação diariamente na área ao redor de um dos olhos (a região do outro olho não recebeu produto algum) durante 30 dias. Ao final desse período, o professor constatou uma diminuição significativa no tamanho e na profundidade das rugas na área com a formulação, em comparação à região que não recebeu produto cosmético.
"Os resultados sugerem que o produto pode ser um grande aliado no combate às rugas, que são cada vez mais comuns, inclusive em pessoas mais jovens", afirma Chorilli.
Fonte: UNESP - Universidade Estadual Paulista.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)