Segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 11h09
Representantes das Centrais de Transplante da Região Norte estiveram reunidos na manhã de sexta-feira (4), no auditório do Senac em Porto Velho, para debater políticas de desenvolvimento para o setor a partir de uma estruturação da rede de doação, captação e transplante de órgão e tecidos. Além do encontro, Rondônia sediou o III Fórum de Doação e transplantes de Órgão, que trouxe palestras sobre temas polêmicos como morte encefálica.
O evento que foi encerrado na tarde de sábado (5), contou ainda com a presença do Coordenador do Sistema nacional de Transplante do Ministério da Saúde (SNT/MS), Héder Murari Borba e especialistas de renome nacional.
De acordo com Borba, o evento se propõe fomentar o desenvolvimento dos estados que ainda não possuem uma alternativa terapêutica como o transplante de órgãos. “A região Norte, com exceção do Amazonas que está um pouco mais estruturado, ainda engatinha na questão dos transplantes em relação aos centros especializados do país. Com a estruturação que é o primeiro passo, nós poderemos atender a demanda de forma satisfatória”, afirmou Héder Murari.
Com dificuldades semelhantes os estados nortistas que tiveram suas Centrais implantadas em 2006, hoje ainda trabalham mais no sentido de encaminhar pacientes para outras unidades que já possuem experiência com este tipo de procedimento. Segundo o representante do MS, a intenção é que os estados da região norte possam ao menos realizar transplantes de rins e córneas. Para Rondônia a previsão é que até o fim do ano estas operações sejam realizadas no Hospital de Base.
Debates
“Nós temos potencial para desenvolver um excelente trabalho em Rondônia, mas a partir do momento em que estivermos unidos através da rede poderemos partilhar as experiências e conhecimentos melhorando ainda mais a prestação do serviço”, disse Alessandro Prudente.
O encontro culminou com a elaboração de um documento assinado por representantes de todos os estados da região contendo sugestões para uma melhor efetivação do serviço e encaminhado aos representantes do Ministério da Saúde. De comum acordo, ficou o comprometimento dos coordenadores em trabalhar no fortalecimento desta rede de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos na região.
Participante do evento, a Diretora da Ong Amigos de Transplante de Medula Óssea (ATMO), Liliane Peritore falou acerca do trabalho educativo de conscientização da sociedade para a doação de órgãos e tecidos. “Em um momento de dor as pessoas devem se conscientizar que este gesto pode salvar vida e reduzir a dor”.
Com cerca de 200 pacientes transplantados no Estado, outra preocupação é referente ao apoio a estes pacientes com o acompanhamento regular e medicação imunossupressora que evita a rejeição dos órgãos.
O evento contou com a participação dos representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O prefeito Léo Moraes anunciou, nesta quarta-feira (18), que a Prefeitura de Porto Velho passa a oferecer gratuitamente o Implanon na rede municipal d

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, nesta terça-feira (10), o edital de convocação de ma

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente
Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos
Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)