Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Transplantes: RO sedia evento que discute estruturação


Representantes das Centrais de Transplante da Região Norte estiveram reunidos na manhã de sexta-feira (4), no auditório do Senac em Porto Velho, para debater políticas de desenvolvimento para o setor a partir de uma estruturação da rede de doação, captação e transplante de órgão e tecidos. Além do encontro, Rondônia sediou o III Fórum de Doação e transplantes de Órgão, que trouxe palestras sobre temas polêmicos como morte encefálica.

O evento que foi encerrado na tarde de sábado (5), contou ainda com a presença do Coordenador do Sistema nacional de Transplante do Ministério da Saúde (SNT/MS), Héder Murari Borba e especialistas de renome nacional.

De acordo com Borba, o evento se propõe fomentar o desenvolvimento dos estados que ainda não possuem uma alternativa terapêutica como o transplante de órgãos. “A região Norte, com exceção do Amazonas que está um pouco mais estruturado, ainda engatinha na questão dos transplantes em relação aos centros especializados do país. Com a estruturação que é o primeiro passo, nós poderemos atender a demanda de forma satisfatória”, afirmou Héder Murari.

Com dificuldades semelhantes os estados nortistas que tiveram suas Centrais implantadas em 2006, hoje ainda trabalham mais no sentido de encaminhar pacientes para outras unidades que já possuem experiência com este tipo de procedimento. Segundo o representante do MS, a intenção é que os estados da região norte possam ao menos realizar transplantes de rins e córneas. Para Rondônia a previsão é que até o fim do ano estas operações sejam realizadas no Hospital de Base.

Debates

“Nós temos potencial para desenvolver um excelente trabalho em Rondônia, mas a partir do momento em que estivermos unidos através da rede poderemos partilhar as experiências e conhecimentos melhorando ainda mais a prestação do serviço”, disse Alessandro Prudente.

O encontro culminou com a elaboração de um documento assinado por representantes de todos os estados da região contendo sugestões para uma melhor efetivação do serviço e encaminhado aos representantes do Ministério da Saúde. De comum acordo, ficou o comprometimento dos coordenadores em trabalhar no fortalecimento desta rede de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos na região.

Participante do evento, a Diretora da Ong Amigos de Transplante de Medula Óssea (ATMO), Liliane Peritore falou acerca do trabalho educativo de conscientização da sociedade para a doação de órgãos e tecidos. “Em um momento de dor as pessoas devem se conscientizar que este gesto pode salvar vida e reduzir a dor”.

Com cerca de 200 pacientes transplantados no Estado, outra preocupação é referente ao apoio a estes pacientes com o acompanhamento regular e medicação imunossupressora que evita a rejeição dos órgãos.

O evento contou com a participação dos representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO

Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Com a expectativa de vida sete anos maior do que a dos homens, diagnósticos precoces podem evitar doenças silenciosas em mulheres

Com a expectativa de vida sete anos maior do que a dos homens, diagnósticos precoces podem evitar doenças silenciosas em mulheres

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)