Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Tosse pode ser sinal de perigo, fique ligado!


A tosse é uma reação do organismo geralmente considerada normal. Poucas pessoas dão a devida atenção a ela. No entanto, este reflexo que causa o fechamento momentâneo da glote seguido por uma expiração explosiva, pode ser sinal de alerta.

“Durante a tosse, ocorre um aumento do fluxo respiratório, como se houvesse uma tentativa de eliminar alguma coisa. A principal causa da tosse aguda está no ato de engasgar, caracterizado pela entrada de um corpo estranho na via respiratória. As viroses também são causas comuns”, explica o dr. Elcio dos Santos Oliveira Vianna, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor científico da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Segundo o especialista, nem toda tosse é sinal de perigo, mas é aconselhável uma visita ao médico para uma avaliação e indicação de tratamento, quando necessário.

“A tosse não é uma doença, mas um sintoma de outras doenças ou infecções. Ela é considerada crônica quando persiste por mais de dois meses. Nestes casos, é muito importante a visita a um especialista”, alerta o dr. Élcio.

Além das viroses ou alergias, a tosse pode estar associada a doenças mais sérias, como bronquite, asma, tuberculose, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

É também importante relatar ao médico detalhes como se a tosse vem acompanhada por catarro, se mais pessoas da casa estão com tosse ou se a tosse está relacionada com alguma atividade, como faxina da casa ou exercícios físicos.


Cuidado com a automedicação

Tratamentos caseiros de combate à tosse não são remédios nem devem ser utilizados sem o conhecimento de um médico.

“Diversas medidas poderão ser utilizadas, mas antes disto é preciso saber a causa da tosse. No caso de uma gripe, mel com limão, própolis e chás podem aliviar, por exemplo”, afirma o doutor.

Ainda mais perigosa é a automedicação. A utilização de xaropes para combater a tosse só pode acontecer com prescrição médica.

“O xarope é um medicamento, que pode, entre outras ações, acelerar o ritmo cardíaco ou aumentar a pressão arterial, entre vários outros efeitos colaterais. Pessoas alérgicas a algum componente da fórmula podem ter consequências graves”, alerta.

“Em geral, basta tratar a causa da tosse para que ela desapareça”, conclui o dr. Élcio.

Fonte:
Acontece Comunicação e Notícias  / Chico Damaso, Monica Kulcsar, Juliana Machado

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)