Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 - 20h21
A tosse é uma reação do organismo geralmente considerada normal. Poucas pessoas dão a devida atenção a ela. No entanto, este reflexo que causa o fechamento momentâneo da glote seguido por uma expiração explosiva, pode ser sinal de alerta.
“Durante a tosse, ocorre um aumento do fluxo respiratório, como se houvesse uma tentativa de eliminar alguma coisa. A principal causa da tosse aguda está no ato de engasgar, caracterizado pela entrada de um corpo estranho na via respiratória. As viroses também são causas comuns”, explica o dr. Elcio dos Santos Oliveira Vianna, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor científico da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
Segundo o especialista, nem toda tosse é sinal de perigo, mas é aconselhável uma visita ao médico para uma avaliação e indicação de tratamento, quando necessário.
“A tosse não é uma doença, mas um sintoma de outras doenças ou infecções. Ela é considerada crônica quando persiste por mais de dois meses. Nestes casos, é muito importante a visita a um especialista”, alerta o dr. Élcio.
Além das viroses ou alergias, a tosse pode estar associada a doenças mais sérias, como bronquite, asma, tuberculose, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
É também importante relatar ao médico detalhes como se a tosse vem acompanhada por catarro, se mais pessoas da casa estão com tosse ou se a tosse está relacionada com alguma atividade, como faxina da casa ou exercícios físicos.
Cuidado com a automedicação
Tratamentos caseiros de combate à tosse não são remédios nem devem ser utilizados sem o conhecimento de um médico.
“Diversas medidas poderão ser utilizadas, mas antes disto é preciso saber a causa da tosse. No caso de uma gripe, mel com limão, própolis e chás podem aliviar, por exemplo”, afirma o doutor.
Ainda mais perigosa é a automedicação. A utilização de xaropes para combater a tosse só pode acontecer com prescrição médica.
“O xarope é um medicamento, que pode, entre outras ações, acelerar o ritmo cardíaco ou aumentar a pressão arterial, entre vários outros efeitos colaterais. Pessoas alérgicas a algum componente da fórmula podem ter consequências graves”, alerta.
“Em geral, basta tratar a causa da tosse para que ela desapareça”, conclui o dr. Élcio.
Fonte: Acontece Comunicação e Notícias / Chico Damaso, Monica Kulcsar, Juliana Machado
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim
Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho
O Grupo Aparício Carvalho de Moraes inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), às 10h, o Centro de Clínicas Médicas, um empreendimento voltado ao a
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)