Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Tosse pode ser sinal de perigo, fique ligado!


A tosse é uma reação do organismo geralmente considerada normal. Poucas pessoas dão a devida atenção a ela. No entanto, este reflexo que causa o fechamento momentâneo da glote seguido por uma expiração explosiva, pode ser sinal de alerta.

“Durante a tosse, ocorre um aumento do fluxo respiratório, como se houvesse uma tentativa de eliminar alguma coisa. A principal causa da tosse aguda está no ato de engasgar, caracterizado pela entrada de um corpo estranho na via respiratória. As viroses também são causas comuns”, explica o dr. Elcio dos Santos Oliveira Vianna, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor científico da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Segundo o especialista, nem toda tosse é sinal de perigo, mas é aconselhável uma visita ao médico para uma avaliação e indicação de tratamento, quando necessário.

“A tosse não é uma doença, mas um sintoma de outras doenças ou infecções. Ela é considerada crônica quando persiste por mais de dois meses. Nestes casos, é muito importante a visita a um especialista”, alerta o dr. Élcio.

Além das viroses ou alergias, a tosse pode estar associada a doenças mais sérias, como bronquite, asma, tuberculose, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

É também importante relatar ao médico detalhes como se a tosse vem acompanhada por catarro, se mais pessoas da casa estão com tosse ou se a tosse está relacionada com alguma atividade, como faxina da casa ou exercícios físicos.


Cuidado com a automedicação

Tratamentos caseiros de combate à tosse não são remédios nem devem ser utilizados sem o conhecimento de um médico.

“Diversas medidas poderão ser utilizadas, mas antes disto é preciso saber a causa da tosse. No caso de uma gripe, mel com limão, própolis e chás podem aliviar, por exemplo”, afirma o doutor.

Ainda mais perigosa é a automedicação. A utilização de xaropes para combater a tosse só pode acontecer com prescrição médica.

“O xarope é um medicamento, que pode, entre outras ações, acelerar o ritmo cardíaco ou aumentar a pressão arterial, entre vários outros efeitos colaterais. Pessoas alérgicas a algum componente da fórmula podem ter consequências graves”, alerta.

“Em geral, basta tratar a causa da tosse para que ela desapareça”, conclui o dr. Élcio.

Fonte:
Acontece Comunicação e Notícias  / Chico Damaso, Monica Kulcsar, Juliana Machado

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)