Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Tosse pode ser sinal de perigo, fique ligado!


A tosse é uma reação do organismo geralmente considerada normal. Poucas pessoas dão a devida atenção a ela. No entanto, este reflexo que causa o fechamento momentâneo da glote seguido por uma expiração explosiva, pode ser sinal de alerta.

“Durante a tosse, ocorre um aumento do fluxo respiratório, como se houvesse uma tentativa de eliminar alguma coisa. A principal causa da tosse aguda está no ato de engasgar, caracterizado pela entrada de um corpo estranho na via respiratória. As viroses também são causas comuns”, explica o dr. Elcio dos Santos Oliveira Vianna, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor científico da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Segundo o especialista, nem toda tosse é sinal de perigo, mas é aconselhável uma visita ao médico para uma avaliação e indicação de tratamento, quando necessário.

“A tosse não é uma doença, mas um sintoma de outras doenças ou infecções. Ela é considerada crônica quando persiste por mais de dois meses. Nestes casos, é muito importante a visita a um especialista”, alerta o dr. Élcio.

Além das viroses ou alergias, a tosse pode estar associada a doenças mais sérias, como bronquite, asma, tuberculose, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

É também importante relatar ao médico detalhes como se a tosse vem acompanhada por catarro, se mais pessoas da casa estão com tosse ou se a tosse está relacionada com alguma atividade, como faxina da casa ou exercícios físicos.


Cuidado com a automedicação

Tratamentos caseiros de combate à tosse não são remédios nem devem ser utilizados sem o conhecimento de um médico.

“Diversas medidas poderão ser utilizadas, mas antes disto é preciso saber a causa da tosse. No caso de uma gripe, mel com limão, própolis e chás podem aliviar, por exemplo”, afirma o doutor.

Ainda mais perigosa é a automedicação. A utilização de xaropes para combater a tosse só pode acontecer com prescrição médica.

“O xarope é um medicamento, que pode, entre outras ações, acelerar o ritmo cardíaco ou aumentar a pressão arterial, entre vários outros efeitos colaterais. Pessoas alérgicas a algum componente da fórmula podem ter consequências graves”, alerta.

“Em geral, basta tratar a causa da tosse para que ela desapareça”, conclui o dr. Élcio.

Fonte:
Acontece Comunicação e Notícias  / Chico Damaso, Monica Kulcsar, Juliana Machado

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare

Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II

Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto-Socorro João Paulo II

Unidade que por décadas simbolizou o abandono da saúde pública, agora recebe investimentos, melhorias estruturais e reorganização no fluxo de atendi

Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

Fiscalização semanal do TCE constata obras quase finalizadas na ala de neurologia do HB

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, nesta sexta-feira (27/6), mais uma fiscalização no Hospital de Base Ary Pinheiro, em P

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)