Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Tião Viana imprime novo ritmo na Saúde


 
Tião Viana tomou posse prometendo uma revolução na Saúde. E para issoele está identificando as dificuldades de cada unidade de atendimento. Nodomingo, o governador e sua equipe, incluindo a secretária estadual de Saúde,Suely Melo, e o secretário municipal, Osvaldo Leal, visitaram a Unidade dePronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito e o Pronto Socorro.

De forma prática e objetiva o governador quer identificar cada gargaloque dificulta um atendimento de excelência e, um a um, dar os encaminhamentos necessários.Durante as visitas, Tião Viana conversou com pacientes, médicos, funcionários edireção das unidades. Uma das primeiras medidas é identificar e afastar dosquadros os profissionais que não tiverem comprometimento com a causa.

Uma mudança no fluxo de atendimento, que já esta em implementação, daráao sistema de saúde o ritmo de funcionamento adequado. Um exemplo claro é o quepassa a acontecer nas unidades de urgência e emergência: os pacientes passarão,em média, 24 horas na unidade. Neste período ou ele receberá alta ou serátransferido para as unidades clínicas como o Hospital do Idoso, Hospital dasClínicas (antiga Fundhacre) ou Hospital Santa Juliana.

"Essa nova dinâmica vai ampliar o acesso e melhorar o fluxo noshospitais, a capacidade de receber mais pacientes e dar maior resolutividadeaos casos. Estamos fazendo uma imersão nas unidades de saúde para identificarcada gargalo e oferecer soluções imediatas. Os governos do Jorge Viana e BinhoMarques investiram muito na estrutura e agora é o momento de dar um novo passono atendimento. A Saúde no Acre vai melhorar", disse a secretária SuelyMelo.

Para garantir que o fluxo vai ter maior celeridade, o governador, emparceria com a prefeitura, coloca para funcionar três centros de saúde emregime de Unidade de Pronto Atendimento: Hidalgo Lima, São Francisco e EduardoAssmar. Cada um vai ter três clínicos, dois pediatras e um ginecologista das 7hàs 20h, de segunda a sexta-feira. O atendimento será por demanda livre nesteprimeiro momento. Ou seja, não haverá necessidade de ficha e os médicosatenderão por carga horária e não por número de pacientes.

"Nossa expectativa é a melhor possível e acredito que, com a ajuda destes três centros de saúde, as unidades de urgência e emergência serão desafogadas", disse o secretário municipal de Saúde Osvaldo Leal que será empossado pelo prefeito Angelim nesta segunda-feira.

A gerente geral da UPA do Segundo Distrito, Lidiane Cruz Souza, está otimista com as mudanças: "Esse novo ritmo fará diferença nas unidades de saúde. Sei que o governador, que conhece bem a Saúde, será muito sensível e vai nos ajudar muito a fazer um bom trabalho", disse.

Fonte: Agência de Notícias do Acre / Tatiana Campos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)