Segunda-feira, 2 de abril de 2012 - 15h09
A Triagem Neonatal permite a identificação precoce de doenças que podem prejudicar o desenvolvimento de recém-nascidos e causando danos para o resto da vida. O diagnóstico precoce dessas doenças pode reverter os danos causados por diversos tipos de patologias. A fenilcetonúria é uma das doenças que podem ser identificadas durante o Teste do Pezinho – nome popular da Triagem Neonatal.
Em Rondônia o Núcleo em Triagem Neonatal (Nativida) é o laboratório de referência em diagnóstico e tratamento dessa doença. De acordo com o diretor do laboratório neonatal do Nativida, Leonardo Pires, a fenilcetonúria é uma patologia genética que impede a quebra de enzimas no organismo da criança, o que impossibilita o recebimento do leite materno pelo recém-nascido. “Neste caso certos tipos de alimentos podem intoxicar o cérebro e causar retardo mental irreversível, por isso a importância da realização do Teste do Pezinho entre o 3º e 7º dia de nascimento da criança. Ela deve ter no mínimo dois dias de amamentação para que seja feito a análise laboratorial”, explicou.
Pires acrescenta ainda que o diagnóstico precoce da fenilcetonúria permite que os cuidados necessários, com a alimentação, sejam tomados desde o princípio, evitando uma série de consequências indesejáveis como danos permanentes no cérebro. “O tratamento para a fenilcetonúria consiste em retirar da alimentação do bebê alimentos que contenham fenilalaninas como os alimentos de origem animal, por exemplo. Os cuidados devem ser tomados por toda a vida para que o paciente não tenha nenhum comprometimento do sistema nervoso central”. As crianças portadoras da doença conseguem ter uma vida normal, desde que sigam as orientações médicas de alimentação.
O Núcleo de atendimento em Triagem Neonatal (Nativida) é o laboratório de referência do estado no diagnóstico da doença. Além dos exames gratuitos o Nativida também disponibiliza equipe técnica para acompanhar todo o tratamento dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Para o tratamento da fenilcetonúria o Nativida dispõe de pediatra, nutricionista e psicóloga. As consultas são realizadas a cada três meses, gratuitamente.
Sobre o Nativida
A cobertura na triagem neonatal alcança hoje 95% dos nascidos vivos do estado. O Serviço de Referência em Triagem Neonatal realizado pela Nativida coloca Rondônia na quarta posição no país, na cobertura do PNTN, sendo superado apenas pelos estados de São Paulo, Santa Catariana e Minas Gerais. Hoje 12 doenças são triadas pelo laboratório.
Para garantir esse resultado positivo para Rondônia, possui uma rede de coleta dos exames com a participação dos governos estadual, municipal e federal proporcionando uma mobilização mais ampla em torno das ações relacionadas à Triagem Neonatal. São 193 postos de coleta distribuídos pelos 52 municípios de Rondônia. O Nativida também atende o vizinho Estado do Acre na Triagem Neonatal.
Fonte: Eficaz
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)