Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Tecnologia e saúde aliadas a educação estudantil



 “Reflexos da ação humana para o desenvolvimento da Ciência, Cultura e Tecnologia” são novidades que despertam a curiosidade de adultos e crianças, e que este mês se tornam tema de feira estudantil no Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Porto Velho.

Descobrir como os progressos na área da saúde estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de homens e mulheres é o objetivo de um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que trabalham o tema “Avanços da medicina: diagnósticos, cirurgias e tratamento de doenças”.

Os livros e pesquisas na internet são fontes de conhecimento teórico fundamentais para a compreensão dos aspectos da pesquisa, mas a análise em campo, com a visualização de equipamentos, programas e profissionais que atuam com eles no dia a dia, oferece maiores facilidades para entender o funcionamento e alcançar a real dimensão de como a tecnologia está aliada à saúde.

Exemplo do que aconteceu na tarde de hoje, sexta-feira 5 de novembro, no Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica, onde os estudantes Aline Ferraz, Andréia Paixão, Emerson Silva, Joice Santos, Kaynã Matos, Larissa Câmara, Vinícios Oliveira, Yara Silva e a professora de Biologia Sâmia Oliveira tiveram a oportunidade de conhecer todas as instalações do centro diagnóstico.

A visita percorreu os núcleos de radiologia, análises clínicas, anatomia patológica, neurologia, cardiologia, gastroenterologia, fonoaudiologia, pneumologia, urologia e núcleo feminino, único espaço reservado para saúde da mulher em nossa região, terminando no núcleo de Medicina Fetal, onde os estudantes tiveram a chance de aprofundar conhecimentos sobre os usos dos equipamentos de ultra-sonografia.

As imagens oferecidas pelo aparelho são utilizadas para diagnósticos em vários locais do corpo humano, como cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, urologia, musculoesqueletal, tendões, músculos e nervos, vascular, artérias e veias, intravascular; aspiração de líquidos guiada pelo ultra-som, e muito usada também para o acompanhamento de gestações, com a visualização do bebê, placenta e líquido amniótico.

Para as mães, esta tecnologia oferece a oportunidade de se obter imagens do bebê dentro do útero em 3D, com a percepção de traços da face e corpo da criança, além de gerar um vídeo de sua movimentação durante o período de duração do exame, sendo disponibilizado pelo Daia em DVD.

Fonte: Comunica

 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Com quase tudo pronto, a reforma do Cemetron já chegou a 99% de execução. E o mais importante: sem que nenhum atendimento fosse interrompido. De aco

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)