Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 - 18h21
Em 2008 a Prefeitura Municipal de Ariquemes firmou um convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a elaboração do Plano Regional de Gestão Associada e Integrada de Resíduos Sólidos (PRGAIRS). “No convênio o MMA disponibilizou recursos para que os municípios se organizem, para realização de gestão sustentável dos resíduos sólidos através da criação de consórcio público e implantação de aterro sanitário. Ariquemes é o município onde está sendo construído o aterro sanitário”, explica a superintendente do consórcio, Selma Cristina de Almeida Gerolin.
Foi realizada na última quinta-feira (13/01), na sala de treinamento do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero, uma capacitação para os técnicos responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos,dosmunicípios do Consórcio Intermunicipal de Saneamento (CISAN) Central de Rondônia. A oficina faz parte da fase de diagnóstico do PRGAIRS, e foi ministrada pela equipe de técnicos da Fundação Riomar, empresa de Porto Velho contratada para o PRGAIRS.
Participaram dois representantes de todos os municípios consorciados. Os temas ministrados foram: conhecimentos gerais na área de manejo de resíduos sólidos; gerenciamento integrado de resíduos sólidos e modelos institucionais; legislação e licenciamento ambiental; e por último a apresentação de como se dará o PRGAIRS e o papel dos técnicos municipais no levantamento destes dados.
Os técnicos farão o levantamento geral dos resíduos sólidos gerados em seus municípios, ou seja, como é realizada a coleta e onde são depositados os lixos. “A atualização destes profissionais é muito importante para que eles desenvolvam um trabalho ágil e eficiente, cumprindo o que determina a lei e respeitando o meio ambiente”, enfatiza o secretário do Meio Ambiente, Amauri Guedes.
De acordo com o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Glauco Rodrigo Kozerski. “O levantamento dos dados é de suma importância para concretização do plano. Oprazo para a entrega dos dados é até o fim deste mês”, fala o engenheiro.
Um dos grandes problemas da gestão pública é a destinação final dos resíduos sólidos, pois existem vários fatores que contribuem para o aumento do lixo, tais como crescimento da população, industrialização, hábitos e costumes, entre outros. Segundo o Prefeito Márcio Raposo, no aterro sanitário o lixo será destinado e tratado adequadamente, sem causar danos ou riscos à população, minimizando os impactos ambientais. “ Os ariquemeses têm que se conscientizar da importância de separar o lixo seco do lixo molhado e tornar isso um hábito”, conclui o Executivo.
Fonte: Paula dos Anjos
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)
Vilhena acaba de conquistar um avanço histórico na saúde. A partir de agora, o Hospital Cooperar passa a oferecer exames e procedimentos de Hemodinâ

Cuidado integral: Residência de enfermagem em obstetrícia é aberta pelo governo de RO
Com o objetivo de especializar profissionais enfermeiros e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, o governo de Rondônia abriu, no dia

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)