Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Técnicos do Consórcio Cisan recebem treinamento




Em 2008 a Prefeitura Municipal de Ariquemes firmou um convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a elaboração do Plano Regional de Gestão Associada e Integrada de Resíduos Sólidos (PRGAIRS). “No convênio o MMA disponibilizou recursos para que os municípios se organizem, para realização de gestão sustentável dos resíduos sólidos através da criação de consórcio público e implantação de aterro sanitário. Ariquemes é o município onde está sendo construído o aterro sanitário”, explica a superintendente do consórcio, Selma Cristina de Almeida Gerolin.

Foi realizada na última quinta-feira (13/01), na sala de treinamento do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero, uma capacitação para os técnicos responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos,dosmunicípios do Consórcio Intermunicipal de Saneamento (CISAN) Central de Rondônia. A oficina faz parte da fase de diagnóstico do PRGAIRS, e foi ministrada pela equipe de técnicos da Fundação Riomar, empresa de Porto Velho contratada para o PRGAIRS.

Participaram dois representantes de todos os municípios consorciados. Os temas ministrados foram: conhecimentos gerais na área de manejo de resíduos sólidos; gerenciamento integrado de resíduos sólidos e modelos institucionais; legislação e licenciamento ambiental; e por último a apresentação de como se dará o PRGAIRS e o papel dos técnicos municipais no levantamento destes dados.

Os técnicos farão o levantamento geral dos resíduos sólidos gerados em seus municípios, ou seja, como é realizada a coleta e onde são depositados os lixos. “A atualização destes profissionais é muito importante para que eles desenvolvam um trabalho ágil e eficiente, cumprindo o que determina a lei e respeitando o meio ambiente”, enfatiza o secretário do Meio Ambiente, Amauri Guedes.

 De acordo com o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Glauco Rodrigo Kozerski. “O levantamento dos dados é de suma importância para concretização do plano. Oprazo para a entrega dos dados  é até o fim deste mês”, fala o engenheiro.

Um dos grandes problemas da gestão pública é a destinação final dos resíduos sólidos, pois existem vários fatores que contribuem para o aumento do lixo, tais como crescimento da população, industrialização, hábitos e costumes, entre outros. Segundo o Prefeito Márcio Raposo, no aterro sanitário o lixo será destinado e tratado adequadamente, sem causar danos ou riscos à população, minimizando os impactos ambientais. “ Os ariquemeses têm que se conscientizar da importância de separar o lixo seco do lixo molhado e tornar isso um hábito”, conclui o Executivo.

Fonte: Paula dos Anjos

 

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais