Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Técnicos do Consórcio Cisan recebem treinamento




Em 2008 a Prefeitura Municipal de Ariquemes firmou um convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a elaboração do Plano Regional de Gestão Associada e Integrada de Resíduos Sólidos (PRGAIRS). “No convênio o MMA disponibilizou recursos para que os municípios se organizem, para realização de gestão sustentável dos resíduos sólidos através da criação de consórcio público e implantação de aterro sanitário. Ariquemes é o município onde está sendo construído o aterro sanitário”, explica a superintendente do consórcio, Selma Cristina de Almeida Gerolin.

Foi realizada na última quinta-feira (13/01), na sala de treinamento do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero, uma capacitação para os técnicos responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos,dosmunicípios do Consórcio Intermunicipal de Saneamento (CISAN) Central de Rondônia. A oficina faz parte da fase de diagnóstico do PRGAIRS, e foi ministrada pela equipe de técnicos da Fundação Riomar, empresa de Porto Velho contratada para o PRGAIRS.

Participaram dois representantes de todos os municípios consorciados. Os temas ministrados foram: conhecimentos gerais na área de manejo de resíduos sólidos; gerenciamento integrado de resíduos sólidos e modelos institucionais; legislação e licenciamento ambiental; e por último a apresentação de como se dará o PRGAIRS e o papel dos técnicos municipais no levantamento destes dados.

Os técnicos farão o levantamento geral dos resíduos sólidos gerados em seus municípios, ou seja, como é realizada a coleta e onde são depositados os lixos. “A atualização destes profissionais é muito importante para que eles desenvolvam um trabalho ágil e eficiente, cumprindo o que determina a lei e respeitando o meio ambiente”, enfatiza o secretário do Meio Ambiente, Amauri Guedes.

 De acordo com o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Glauco Rodrigo Kozerski. “O levantamento dos dados é de suma importância para concretização do plano. Oprazo para a entrega dos dados  é até o fim deste mês”, fala o engenheiro.

Um dos grandes problemas da gestão pública é a destinação final dos resíduos sólidos, pois existem vários fatores que contribuem para o aumento do lixo, tais como crescimento da população, industrialização, hábitos e costumes, entre outros. Segundo o Prefeito Márcio Raposo, no aterro sanitário o lixo será destinado e tratado adequadamente, sem causar danos ou riscos à população, minimizando os impactos ambientais. “ Os ariquemeses têm que se conscientizar da importância de separar o lixo seco do lixo molhado e tornar isso um hábito”, conclui o Executivo.

Fonte: Paula dos Anjos

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro

Mais uma mobilização voltada à prevenção ao câncer e ao fortalecimento dos cuidados com a saúde acontece no final deste mês, dia 29 de novembro, em

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)