Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Técnicos da Semusa participam de Seminário sobre hipertensão e diabetes


 
Técnicos da secretaria municipal de Saúde participaram de Seminário sobre prevenção e tratamento de doenças renais crônicas, cardiovasculares e diabetes. O público alvo do evento são médicos, enfermeiros e nutricionistas da rede de Atenção Básica de Saúde. O evento é realizado no auditório da Fatec, na Avenida Jorge Teixeira com Migrantes e também conta com participação de profissionais de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena e Rolim de Moura.

De acordo com a enfermeira, Emília Kikuchi de Vasconcelos, coordenadora estadual de hipertensão e diabetes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/GPES), o objetivo do evento é capacitar os profissionais sobre o tratamento dessas doenças. A equipe de palestrantes é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas especialistas no assunto. Todos foram capacitados pelo Ministério da Saúde e agora têm a missão de formar multiplicadores.

Dentre os temas abordados, Emília Kikuchi cita os seguintes: prevenção e tratamento de diabetes, cadastramento e acompanhamento do paciente hipertenso e diabético, complicações cardiovasculares, doenças renais crônicas, pré-diabéticos, prevenção e tratamento da obesidade e doenças da terceira idade. “Hipertensão e diabetes estão entre os principais problemas de saúde pública no Brasil”, explica.

Conforme a coordenadora, essas doenças são causadas principalmente pelo estilo de vida das pessoas, muitas vezes imposto pela correria da modernidade. “O stress é o grande vilão”, afirma Emilia Kikuchi. Ela salienta ainda, o sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas (etilismo). A expectativa é de que os 117 participantes do Seminário se tornem multiplicadores em suas Unidades de Saúde e que possam ter um olhar diferenciado ao usuário hipertenso e diabético do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Estatística
 

Dados divulgados pela Sesau indicam que o número de hipertensos, diabéticos e pessoas com doenças renais crônicas vem crescendo no Brasil. Em 2009, foram contabilizados 84.101 casos cadastrados. Desse total, 96,46% eram hipertensos e o restante diabético. Em 2010, a última estatística apontou 100.969 casos. A programação nesta quinta feira (11), começa às 8 horas, com intervalo para o almoço e retorno às 14 horas. O encerramento será às 17 horas, com entrega de Certificados e coffee break. 

Fonte: Augusto José


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)