Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Técnicos da Semusa participam de Seminário sobre hipertensão e diabetes


 
Técnicos da secretaria municipal de Saúde participaram de Seminário sobre prevenção e tratamento de doenças renais crônicas, cardiovasculares e diabetes. O público alvo do evento são médicos, enfermeiros e nutricionistas da rede de Atenção Básica de Saúde. O evento é realizado no auditório da Fatec, na Avenida Jorge Teixeira com Migrantes e também conta com participação de profissionais de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena e Rolim de Moura.

De acordo com a enfermeira, Emília Kikuchi de Vasconcelos, coordenadora estadual de hipertensão e diabetes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/GPES), o objetivo do evento é capacitar os profissionais sobre o tratamento dessas doenças. A equipe de palestrantes é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas especialistas no assunto. Todos foram capacitados pelo Ministério da Saúde e agora têm a missão de formar multiplicadores.

Dentre os temas abordados, Emília Kikuchi cita os seguintes: prevenção e tratamento de diabetes, cadastramento e acompanhamento do paciente hipertenso e diabético, complicações cardiovasculares, doenças renais crônicas, pré-diabéticos, prevenção e tratamento da obesidade e doenças da terceira idade. “Hipertensão e diabetes estão entre os principais problemas de saúde pública no Brasil”, explica.

Conforme a coordenadora, essas doenças são causadas principalmente pelo estilo de vida das pessoas, muitas vezes imposto pela correria da modernidade. “O stress é o grande vilão”, afirma Emilia Kikuchi. Ela salienta ainda, o sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas (etilismo). A expectativa é de que os 117 participantes do Seminário se tornem multiplicadores em suas Unidades de Saúde e que possam ter um olhar diferenciado ao usuário hipertenso e diabético do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Estatística
 

Dados divulgados pela Sesau indicam que o número de hipertensos, diabéticos e pessoas com doenças renais crônicas vem crescendo no Brasil. Em 2009, foram contabilizados 84.101 casos cadastrados. Desse total, 96,46% eram hipertensos e o restante diabético. Em 2010, a última estatística apontou 100.969 casos. A programação nesta quinta feira (11), começa às 8 horas, com intervalo para o almoço e retorno às 14 horas. O encerramento será às 17 horas, com entrega de Certificados e coffee break. 

Fonte: Augusto José


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)