Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 - 11h05
Técnicos da secretaria municipal de Saúde participaram de Seminário sobre prevenção e tratamento de doenças renais crônicas, cardiovasculares e diabetes. O público alvo do evento são médicos, enfermeiros e nutricionistas da rede de Atenção Básica de Saúde. O evento é realizado no auditório da Fatec, na Avenida Jorge Teixeira com Migrantes e também conta com participação de profissionais de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena e Rolim de Moura.
De acordo com a enfermeira, Emília Kikuchi de Vasconcelos, coordenadora estadual de hipertensão e diabetes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/GPES), o objetivo do evento é capacitar os profissionais sobre o tratamento dessas doenças. A equipe de palestrantes é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas especialistas no assunto. Todos foram capacitados pelo Ministério da Saúde e agora têm a missão de formar multiplicadores.
Dentre os temas abordados, Emília Kikuchi cita os seguintes: prevenção e tratamento de diabetes, cadastramento e acompanhamento do paciente hipertenso e diabético, complicações cardiovasculares, doenças renais crônicas, pré-diabéticos, prevenção e tratamento da obesidade e doenças da terceira idade. “Hipertensão e diabetes estão entre os principais problemas de saúde pública no Brasil”, explica.
Conforme a coordenadora, essas doenças são causadas principalmente pelo estilo de vida das pessoas, muitas vezes imposto pela correria da modernidade. “O stress é o grande vilão”, afirma Emilia Kikuchi. Ela salienta ainda, o sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas (etilismo). A expectativa é de que os 117 participantes do Seminário se tornem multiplicadores em suas Unidades de Saúde e que possam ter um olhar diferenciado ao usuário hipertenso e diabético do Sistema Único de Saúde (SUS).
Estatística
Dados divulgados pela Sesau indicam que o número de hipertensos, diabéticos e pessoas com doenças renais crônicas vem crescendo no Brasil. Em 2009, foram contabilizados 84.101 casos cadastrados. Desse total, 96,46% eram hipertensos e o restante diabético. Em 2010, a última estatística apontou 100.969 casos. A programação nesta quinta feira (11), começa às 8 horas, com intervalo para o almoço e retorno às 14 horas. O encerramento será às 17 horas, com entrega de Certificados e coffee break.
Fonte: Augusto José
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial
No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos
Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje
O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro
Mais uma mobilização voltada à prevenção ao câncer e ao fortalecimento dos cuidados com a saúde acontece no final deste mês, dia 29 de novembro, em
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)