Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Tabaco e álcool são as drogas mais consumidas no mundo


 
Agência Brasil

O coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Delgado, disse ontem (09) que os principais problemas com as drogas no mundo estão associados ao tabaco e ao álcool. A afirmação foi feita na abertura do seminário Educação e Redução de Danos.

"Se considerarmos os danos para a saúde medidos através dos anos perdidos, o álcool é uma droga dez vezes mais danosa que o total das drogas ilícitas. O tabaco está ligado à terceira causa mais freqüente de mortes no país, os transtornos cardiovasculares", afirmou Delgado.

A informação foi ratificada pelo representante do Undoc (Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes), Giovanni Quaglia, segundo o qual no relatório anual, feito pelo escritório em 2008, foi constatado que, nos últimos cinco anos, o consumo de drogas ilegais no mundo inteiro abrangeu em torno de 5% da população população mundial.

O estudo analisou pessoas entre 15 e 64 anos de idade que utilizavam as drogas ao menos uma vez ao ano.

"O uso anual de drogas lícitas é muito maior, é usada por 50% da população mundial e o tabaco, usado por 30%. Os controles que existem sob a liderança da ONU conseguiram manter o controle das drogas ilícitas muito abaixo das lícitas", destacou Quaglia.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, nesta terça-feira (10), o edital de convocação de ma

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)