Segunda-feira, 23 de novembro de 2015 - 14h55
Visando orientar e conscientizar os funcionários do setor de Saúde quanto à importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho, a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia realiza a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”(Sipat), que iniciou na manhã desta segunda-feira (23) no auditório da Fhemeron.
A atividade é promovida em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) das unidades de saúde do complexo norte, que é composto pela Policlínica Osvaldo Cruz, Hospital Infantil Cosme Damião e Hospital de Base Ari Pinheiro e conta com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa).
Juscelino Durgo, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, apontou o setor de saúde no Brasil como um setor ainda muito desassistido. Segundo ele, de acordo com dados do Anuário Estatístico da Previdência, no período de 2011 a 2013 o setor da saúde apresentava 10% dos casos de acidentes do trabalho, passando em números até de setores como indústria de automação e construção civil.
“Durante a programação vamos levantar as problemáticas enfrentadas pelo setor de saúde, para que possamos, a partir dos problemas, criar uma atitude prevencionista e mudar a realidade. Vemos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho como um avanço, uma renovação do setor público e esperamos que a Saúde de Rondônia seja vista com uma nova cara”, ressaltou Juscelino Durgo.
De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho, Allan Morais, a principal dificuldade enfrentada com os funcionários da área da saúde é a resistência que os mesmos têm em conscientizar-se dos riscos que existem no ambiente de trabalho. “Percebemos que a resistência é muitas vezes provocada pela própria cultura de falta de segurança do trabalho, uma realidade vivida pelos servidores durante muitos anos aqui no estado e que está sendo mudada. Hoje a segurança do trabalho está presente e atuante, trazendo a tona um processo de melhoria continua no ambiente de trabalho”, frisou.
A diretora adjunta do Hospital de Base Ari Pinheiro, Joelma Sampaio, lembrou que a atividade reforça a campanha de valorização do servidor, que está sendo desenvolvida pela Sesau. “Precisamos assumir uma cultura de segurança, o funcionário público busca por isso. Ao reconhecer as condições e práticas inseguras podemos tomar atitudes para evitar resultados indesejáveis quanto à saúde e segurança dos trabalhadores”, destacou.
Durante a Sipat serão realizadas palestras, gincanas, sorteios de brindes, teatro e atividades motivacionais, buscando desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A programação segue até o próximo dia 27 com atividades a serem realizadas no auditório da Fhemeron e nas unidades de saúde do complexo norte.
Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)