Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa treina médicos e enfermeiros para intensificar o combate às Hepatites Virais


Dando sequência às atividades relacionadas à prevenção de Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão Municipal de DST/Aids, em parceria com multiplicadores da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), promoveu durante esta semana o Curso Básico em Vigilância Epidemiológica de Hepatites Virais para 80 pessoas entre médicos e enfermeiros da rede municipal e acadêmicos do curso de medicina.

O curso, realizado do dia 18 ao dia 21 de agosto na Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia (Fatec/RO), teve o propósito de aperfeiçoar os profissionais presentes para que possam interpretar exames que acusem a presença das Hepatites (A, B, C e Delta) de forma mais assertiva e ágil. Outro ponto importante foi treiná-los quanto à forma correta de notificar as ocorrências das doenças no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Em Porto Velho a maior incidência é das hepatites B e C, que são comumente transmitidas por contato com sangue contaminado, de mãe para filho durante a gestação e parto ou via relação sexual sem o uso de preservativo. De acordo com dados da Divisão de DST/Aids da Semusa, o total de casos chegou a 139 em 2013 (com 62 do tipo B e 39 do tipo C), dois a menos que em 2012, quando o total foi de 141 casos. Os dados de 2014 ainda estão sob análise e podem sofrer alterações.

Kelly Gomes, biomédica servidora da Semusa que atua em parceria pela Agevisa, afirma que os temas instruídos são baseados no manual que o Ministério da Saúde oferece. As instruções abordam o modo de transmissão da hepatite, suas manifestações clínicas, diagnóstico correto, notificação e tratamento da doença. Kelly afirma ainda que também foram incluídos breves estudos sobre o vírus HIV, causador da Aids. A metodologia do curso foi composta de conceitos teóricos e estudos de casos para duas turmas, divididas em turnos da manhã e da tarde com as orientações ministradas por Kelly Gomes e o apoiador Natanael Arruda, biomédico coordenador de DST/AIDS da Agevisa.

O secretário municipal de saúde, Domingos Fernandes, visitou uma das turmas e ressaltou a necessidade de se estimular as políticas de prevenção. “A nossa gestão busca preparar os servidores para que saibam orientar a população no sentido de evitar maior disseminação da doença, pois existe uma grande quantidade de pessoas que tem a doença mas não apresentam sintomas e acabam transmitindo as hepatites sem saber. Por isso é de extrema importância que a população em geral compareça nas nossas unidades de saúde e façam o Teste Rápido e demais exames”, destacou o secretário.

Segundo Lisânea Diniz, da Divisão de DST/Aids da Semusa, reforçar a importância de se obter diagnósticos precoces é uma das principais metas do curso. “Nosso intuito é preparar esses profissionais para que conscientizem os usuários do quanto o tratamento aplicado logo no início da doença pode reduzir as complicações e chegar à cura em tempo hábil. Além disso, a intensificação das notificações imediatas ajudam a termos uma real dimensão do impacto das Hepatites Virais no município e assim direcionar as estratégias de prevenção de forma mais eficaz”, concluiu Lisânea.

A expectativa é de que mais uma edição do curso aconteça até o fim do ano, porém com foco nos profissionais da área rural de Porto Velho, que inclui distritos, comunidades e vilarejos.

Fonte: Collien Rodrigo

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)